
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), causou alvoroço nesta terça-feira (18/11) ao criticar duramente o chanceler alemão, Friedrich Merz. Após a fala negativa de Merz sobre Belém, cidade que sediará a COP30, Paes se arrependeu e decidiu apagar uma postagem inicial, onde ofendia o alemão.
Na postagem apagada, Paes se referia a Merz como “filhote de Hitler” e fez comentários ácidos. Em sua nova mensagem, ele explicou que apenas havia feito um “desabafo” e tranquilizou a todos: “Fiquem tranquilos no Itamaraty. Viva a amizade Brasil e Alemanha, que me emociona.”
Merz havia dito, em discurso na COP30, que os jornalistas que o acompanhavam se mostraram aliviados ao deixar Belém, além de classificar a cidade como “pouco proveitosa”. A declaração não agradou as autoridades brasileiras, gerando reações negativas, incluindo a defesa de Paes em relação aos governantes do Pará e da capital.
Esse episódio destaca as tensões nas relações entre Brasil e Alemanha, principalmente em um momento tão importante como a COP30. O que você achou das falas de Paes e Merz sobre Belém? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments