Nas eleições de 2026, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) está apostando na entrega de obras que herdou do governo de Geraldo Alckmin (PSB). As ações que marcaram a gestão tucana em São Paulo, onde Alckmin ficou por 14 anos, se transformam em trunfos eleitorais para Tarcísio, seja na disputa pela reeleição, seja num possível pleito à Presidência.
Tarcísio é visto como forte candidato à presidência para enfrentar Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Embora seu discurso oficial foque na reeleição, o governador tem se posicionado cada vez mais como um presidenciável, deixando claro que quer marcar seu governo com obras significativas, muitas delas há muito tempo paralisadas.
Rodoanel e outras obras
Uma das principais obras em andamento é o Rodoanel Norte, que teve seu início em 2013, na época de Alckmin. Tarcísio promete concluir esse trecho em 2025, destacando que a obra ficou abandonada por anos. “Ano que vem eu entrego o Rodoanel”, afirma o governador em seus vídeos nas redes sociais.
Alckmin havia prometido concluir essa obra de 44 quilômetros em 2016, que visa facilitar o trânsito e reduzir a emissão de poluentes. Contudo, a construção foi paralisada por problemas relacionados à Operação Lava Jato e à pandemia, resultando em um atraso considerável.
Outra obra significativa é a Linha 17-Ouro, autorizada em 2012 por Alckmin. Com sequentes paralisações, Tarcísio garante que a linha será finalizada e começará a operar em março de 2026. O mesmo ocorre com a Linha 6-Laranja, que está prevista para ser inaugurada durante o ano eleitoral.
Desafios e promessas
Apesar das obras, há promessas que podem se tornar desafios. Tarcísio tem falado sobre “acabar com a Cracolândia”, mas o problema persiste em várias áreas de SP. Além disso, a privatização da Sabesp, embora amplamente discutida, não é bem vista por muitos moradores devido à crise de abastecimento e reclamações sobre preços.
A revitalização do centro também está em pauta, mas permanece em fase de projeto e desapropriações. Enquanto isso, Tarcísio promete avançar em projetos que poderiam gerar retorno político durante sua gestão.
Principais obras em andamento
- Linha 6-Laranja: Em operação prevista para 2026, conectará Brasilândia e o centro de SP.
- Linha 17-Ouro: Prevista para início em 2026, ligará o aeroporto de Congonhas à Linha 9-Esmeralda.
- Extensão da Linha 2-Verde: Com entrega prevista entre 2027 e 2028, ligará a Vila Prudente à Vila Formosa.
- Túnel Santos-Guarujá: Com investimentos entre estados e federal, a construção está programada para durar cinco anos.
- Rodoanel Norte: Com 9 anos de atraso, deverá ser entregue em 2025, completando um importante circuito viário.
- Trem Intercidades SP-Campinas: Projeto antiga promessa que está em andamento após leilão realizado em março.

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