Pedidos de mineração na Chapada dos Veadeiros são suspensos. Entenda

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Recentemente, a Justiça acatou um pedido do Ministério Público Federal (MPF) e a Agência Nacional de Mineração (ANM) suspendeu os requerimentos de pesquisa e lavra mineral no Território Kalunga, que abrange os municípios de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás.

No dia 30 de setembro, a Vara Federal Cível e Criminal de Formosa (GO) decidiu que a ANM deveria comprovar, em até 30 dias, a adesão às ações requeridas na sentença. Em resposta, a Coordenação Regional de Outorga da ANM em Goiás e no Distrito Federal recomendou a suspensão dos processos de mineração na área.

No dia 6 de novembro, a Gerência Regional da ANM publicou no Diário Oficial da União a suspensão efetiva dos pedidos de pesquisa, atendendo assim parte da decisão judicial. Essa medida está alinhada à sentença que determina a anulação de licenças e autorizações emitidas sem consulta prévia aos moradores quilombolas de Kalunga, conforme preconiza a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho, que é parte da legislação brasileira desde 2004.

De acordo com o MPF, essa decisão reitera o direito da população Kalunga, reconhecida como patrimônio cultural do Brasil, de participar das decisões que possam impactar suas terras e modo de vida. A sentença também busca garantir a proteção ambiental e sociocultural do território quilombola, que se estende por cerca de 262 mil hectares no norte de Goiás.

Entretanto, a ANM impugnou parcialmente a decisão, contestando a necessidade de anular as licenças já concedidas. Essa contestação ainda será analisada pela Justiça de Formosa.

Seu ponto de vista é importante. O que você acha sobre a suspensão dos processos de mineração na região? Comente e compartilhe sua opinião.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresário baiano, Nelson Tanure também é alvo da PF em operação que mira Banco Master

Além de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, a Polícia Federal faz buscas em endereços ligados ao empresário baiano Nelson Tanure e a...

Defesa de Bolsonaro pede novamente prisão domiciliar a Moraes com base em relatório médico após queda

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) protocolou novo pedido de prisão domiciliar ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, alegando questões de...

Empresário é condenado a 27 anos por matar idoso com voadora

Empresário condenado a 27 anos de prisão por matar idoso com voadora em Santos. Tiago Gomes de Souza, de 39 anos, foi considerado...