Rubio diz, em conversa com senadores americanos, que plano para Ucrânia não é dos EUA

Publicado:

O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, se reuniu com senadores americanos no último sábado, 22 de outubro de 2025, para discutir um plano para resolver o conflito na Ucrânia. Durante um evento sobre segurança no Canadá, ele esclareceu que a proposta em questão é, na verdade, uma “lista de desejos” da Rússia, e não um plano oficial dos Estados Unidos.

A proposta de paz, que conta com 28 pontos, foi elaborada pela administração Trump em conjunto com Moscou, sem a participação da Ucrânia. Ela inclui diversas demandas que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já rejeitou em diversas ocasiões, como a entrega de grandes áreas de território.

Os senadores criticaram a proposta, afirmando que ela apenas recompensaria a agressão da Rússia e enviaria uma mensagem negativa a outros líderes que possam ameaçar seus vizinhos.

Esse posicionamento acirrou o debate sobre a estratégia dos EUA em relação ao conflito, colocando em evidência a necessidade de um alinhamento maior com a Ucrânia nas discussões de paz. O futuro da região continua incerto, e os cidadãos esperam por soluções que realmente priorizem suas necessidades e a soberania do país.

O que você acha sobre a proposta apresentada? Acredita que os EUA devem reconsiderar sua abordagem em relação à Ucrânia? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ataques em Gaza deixam 20 mortos e Hamas cobra intervenção dos EUA após violações

Ataques aéreos israelenses na Faixa de Gaza deixaram pelo menos 20 mortos e mais de 80 feridos neste sábado, 22, de acordo com...

‘É uma pena’, diz Trump sobre prisão de Jair Bolsonaro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou neste sábado (22) sobre a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro. A declaração foi feita...

Von der Leyen afirma que apoia plano de paz dos EUA para Ucrânia

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou apoio ao plano proposto pelos Estados Unidos para encerrar a guerra na Ucrânia....