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O Google divulgou um levantamento com as dez categorias de produtos mais pesquisadas na véspera da Black Friday, uma das datas mais esperadas do varejo no Brasil.

Os dados mostram que, em média, os consumidores planejam comprar itens de 5,8 categorias. As principais são Moda, Casa e Construção e Automotivo.
Top 10 categorias mais pesquisadas
Confira a lista das dez categorias de produtos mais buscadas no Google:
- Moda;
- Casa e Construção;
- Automotivo;
- Perfumaria;
- Informática;
- Móveis;
- Esportes e Lazer;
- Eletrodomésticos;
- Telefonia;
- Papelaria.

Intenção de compra se mantém estável
Segundo a pesquisa, 60% dos entrevistados em outubro pretendem aproveitar a Black Friday para comprar. Esse percentual é semelhante ao da primeira rodada do estudo, realizada em julho. Além disso, 40% afirmam que vão gastar mais do que em 2024.

Amazon é líder em reclamações no Procon-SP; veja o ranking
O Procon-SP divulgou um balanço parcial de reclamações registradas relacionadas às promoções de Black Friday. Entre segunda-feira (24) e quinta-feira (27), foram 1.695 queixas. A Amazon é a empresa com mais reclamações, seguida do Mercado Livre.
Os principais problemas relatados envolvem questões na entrega e pedidos cancelados após finalização da compra.
Procon-SP divulga balanço de reclamações na Black Friday
As queixas foram registradas na plataforma Procon-SP Digital, focadas em itens promocionais da Black Friday. Todas as reclamações são de consumidores do estado de SP ou por meio de Procons municipais conveniados.
Amazon é líder, seguida do Mercado Livre
O ranking das empresas que mais receberam queixas é o seguinte:
- Amazon: 123 reclamações (7,26%);
- Mercado Livre: 100 reclamações (5,9%);
- Magazine Luiza / Netshoes / Época Cosméticos / MagaluPay / Hub Fintech: 80 reclamações (4,72%);
- Via / Casas Bahia / PontoFrio / Extra.com.br: 61 reclamações (3,6%);
- Vivo / Telefônica: 47 reclamações (2,77%).
Os principais problemas relatados foram:
- Não entrega ou demora na entrega: 535 reclamações (31,56%);
- Pedido cancelado após finalização da compra: 248 reclamações (14,36%);
- Produto e/ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto e/ou danificado: 173 reclamações (10,21%);
- Desconto oferecido não é real: 168 reclamações (9,91%);
- Oferta não cumprida ou publicidade enganosa: 124 reclamações (7,32%).
O que dizem as empresas?
O Olhar Digital contatou a Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza, Via e Vivo sobre as reclamações. A nota será atualizada com o posicionamento das empresas.
E você, o que pensa sobre as tendências da Black Friday? Compartilhe sua opinião nos comentários!

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