A Bahia marcou um crescimento notável no mercado de trabalho formal em outubro, com a abertura de 4.449 novos empregos com carteira assinada, de acordo com os números divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos do estado (SEI), com base nos dados do Caged. O saldo é o resultado de cerca de 89,8 mil contratações contra 85,3 mil desligamentos. Embora o número de vagas tenha sido inferior ao mês anterior, onde foram contabilizadas 11,5 mil vagas, Outubro trouxe resultados mais animadores comparado ao mesmo período em 2023, que havia apresentado uma retração no emprego.
Com essa onda de contratações, o número de trabalhadores regidos pela CLT na Bahia chegou a 2,2 milhões, o que representa um aumento de 0,20% em relação a setembro. O setor de serviços foi o grande destaque, sendo responsável pela geração de 3.453 postos de trabalho. O segmento da construção também registrou um bom desempenho com 1.688 novas vagas, seguido pelo comércio, que criou 1.151 empregos. Por outro lado, a indústria e a agropecuária não tiveram o mesmo sucesso e ambos sofreram quedas de 1.043 e 800 vagas respectivamente.
Feliz com a notícia, Luiz Fernando Lobo, especialista da SEI, não escondeu sua surpresa. Para ele, o resultado é motivo para comemorar: “O saldo acumulado deste ano já é maior que o do mesmo período no ano passado.” Desde o início do ano até agora, a Bahia já somou 104,3 mil novos empregos, o que evidencia um crescimento de 4,88% no estoque de trabalhadores do estado. Esse aumento é mais robusto que o observado tanto no cenário nacional quanto na região Nordeste – o Brasil registrou uma expansão de 3,82% e o Nordeste de 4,65%.
Quanto a sua posição no Brasil, a Bahia se destaca com o quarto maior saldo de empregos, liderando o ranking entre os estados do Nordeste. Em termos proporcionais, está na décima colocação no país e na quarta posição na sua região. Isso indica que a economia baiana está trilhando um caminho positivo na criação de vagas de trabalho, setor vital para o desenvolvimento socioeconômico.
Então, o que você pensa sobre esses resultados? Está otimista com a situação do emprego em sua região? Compartilhe sua opinião nos comentários. Vamos conversar sobre o futuro do trabalho na Bahia e no Brasil!

Facebook Comments