Um homem de 24 anos, natural de Poços de Caldas, Minas Gerais, foi detido neste sábado (29/11) pela Polícia Civil de Alagoas. Ele ofendeu um policial durante uma abordagem na orla de Maceió, chamando o agente de “nordestino nojento”, o que configurou injúria preconceituosa.
A equipe da Operação Litorânea Integrada (Oplit) foi chamada por moradores devido a uma briga nas proximidades da Praia da Pajuçara. Ao chegarem ao local, os policiais iniciaram o procedimento padrão de revista dos envolvidos. Um dos participantes se recusou a obedecer e resistiu à abordagem.
O policial pediu ao suspeito que mantivesse a calma, mas ele se exaltou, insistindo que o agente deveria abordar “nordestinos”. Em seguida, proferiu a ofensa que resultou na prisão: “não toque em mim, seu nordestino nojento”. Diante disso, os policiais deram voz de prisão.
O homem continuou a resistir e precisou ser contido. Após ser algemado, ele foi levado à UPA Santa Lúcia para avaliação médica e aproveitou a oportunidade para ameaçar o policial, dizendo que buscaria “providências” para se vingar.
Na Central de Flagrantes, o suspeito repetiu as ameaças durante o processo de identificação. O caso agora será investigado pela Polícia Civil de Alagoas. Com a Lei nº 14.532/2023, a injúria racial, incluindo ofensas por origem, passou a ser tratada como racismo, com penas de um a três anos de reclusão, além de multa.
E você, o que pensa sobre essa situação? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Facebook Comments