Divulgação/BNB

O Banco Central (BC) está prestes a decidir sobre uma multa de R$ 220 milhões aplicada ao Banco do Nordeste (BNB). Essa penalidade é resultado de alegadas irregularidades na concessão de crédito rural.
O caso está sob análise do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, conhecido como “conselhinho”, que tomará a decisão final.
A multa foi imposta após o BC constatar que o BNB não cumpriu uma regra que obriga instituições financeiras a destinar parte do que arrecadam com a poupança rural para oferecer crédito a agricultores com juros mais baixos do que os do mercado. As supostas irregularidades ocorreram entre 2013 e 2020, e a multa foi formalizada em dezembro de 2022.
Históricamente, políticos do Centrão no Nordeste influenciam as indicações para a direção do BNB, o que intensifica a pressão sobre decisões internas. Em sua defesa, o banco alegou que seguiu as normas vigentes à época e recorreu, contestando tanto a investigação quanto o valor da penalidade.
O processo foi enviado ao conselhinho em maio de 2025, e a expectativa é que a decisão final seja divulgada ainda esta semana. Este colegiado é a última instância administrativa do Banco Central, constituído por representantes do BC, do Ministério da Fazenda, da Comissão de Valores Mobiliários e do mercado financeiro. A relatoria do caso está sob a responsabilidade do conselheiro Gryecos Attom Valentina Loureiro.
O que você acha dessa situação envolvendo o Banco do Nordeste? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments