Barreiras inaugura casa de passagem para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A prefeitura de Barreiras, no Extremo Oeste baiano, inaugurou a Casa de Passagem Municipal Acolher, o primeiro equipamento do município dedicado a atender pessoas e famílias em situação de desabrigo transitório ou vulnerabilidade social. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho.

O imóvel vai funcionar com atendimento administrativo das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h, mas permanecerá aberto 24 horas. Para ter acesso, a pessoa deve passar por uma triagem realizada pelas equipes social e psicológica da secretaria. A casa tem capacidade para 50 pessoas e oferece pernoite, alimentação (café da manhã, jantar e almoço nos fins de semana), áreas de higiene e ambientes separados para homens, mulheres e famílias.

O acompanhamento técnico será desenvolvido em parceria com o Centro POP, responsável por encaminhamentos, monitoramento de necessidades e ações de reinserção social, fortalecendo vínculos e articulando outras políticas públicas.

Presente na cerimônia de entrega, o prefeito Otoniel Teixeira (União) afirmou que a Casa de Passagem concretiza mais um compromisso da gestão com o cuidado às pessoas que mais precisam. “Oferecer abrigo, alimentação, banho e apoio técnico será a vocação deste equipamento. Queremos ajudar cada pessoa atendida a retomar sua autonomia, reingressar no mercado de trabalho e seguir em frente”, disse o gestor.

A secretária de Assistência Social, Ivanete Bastos, classificou o momento como histórico para a assistência social de Barreiras. “Hoje, Barreiras oferece um lugar seguro para quem precisa dormir, se alimentar e receber orientação. Mulheres vítimas de violência, pessoas em desamparo temporário ou que buscam apoio para tratamento de saúde têm aqui um ponto de acolhida”, afirmou Bastos.

Estiveram presentes o reitor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Jacques Miranda; o coordenador da unidade, Joaquim Bento; e vereadores como Hipólito dos Passos, Delma Pedra, Valdimiro José, Tático Rocha e Zé do Sorvete, além de representantes de instituições e da equipe da Assistência Social Municipal.

E você, o que acha dessa iniciativa para a cidade? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe a matéria para que mais moradores conheçam o trabalho que está chegando para acolher quem precisa.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso por matar vizinha em briga por causa de galinhas no Oeste baiano

Um homem, de 31 anos, foi preso em Correntina, no Extremo Oeste baiano, suspeito de matar uma vizinha. Segundo a Polícia Civil, o...

Foragido do sistema prisional do Espírito Santo é capturado no Extremo Sul da Bahia

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco Sul),...

Vídeo mostra ambulância de prefeitura baiana recolhendo carga saqueada na BR-101

Desde esta quarta-feira (4), circula nas redes um vídeo que registra uma cena inusitada e ilegal. Nele, uma ambulância da prefeitura de Itanagra,...