MP-BA recomenda suspensão de aditivos e aponta superfaturamento em contrato da EMASA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da Promotoria de Justiça de Itabuna, expediu uma Recomendação à Empresa Municipal de Águas e Saneamento S.A (EMASA), apontando irregularidades no Contrato n° 030/2021 com a Metro Engenharia e Consultoria Ltda. O documento, publicado nesta quinta-feira (4), detalha possíveis danos ao erário público e recomenda mudanças nos procedimentos de licitação e gestão contratual da localidade.

A base da Recomendação é o Inquérito Civil instaurado para apurar a regularidade da contratação originada do Pregão Presencial nº 002/202. Segundo o documento, o objeto do contratoé considerado excessivamente amplo, abrangendo parte significativa da atividade-fim da EMASA, o que, na avaliação do órgão, prejudica a economicidade, que objetiva a minimização dos gastos públicos, sem comprometer os padrões de qualidade.

A Promotoria também alertou que a terceirização de mão de obra na atividade principal da empresa, de forma permanente e generalizada, é “altamente desaconselhável”, podendo configurar desvio de finalidade para suprir carência de servidores e burlar a obrigação constitucional de realização de concurso público.

O MP afirma que foram realizados “excessivos termos aditivos e termos de replanilhamento”, o que, segundo a Promotora de Justiça signatária, Rafaella Silva Carvalho, mostra uma “deficiência no projeto e planejamento para execução do contrato”. Especificamente, o 7º termo aditivo foi considerado irregular, pois, de acordo com a Promotoria, a contratação já previa que despesas com manutenção de equipamentos eram de responsabilidade da empresa contratada, não cabendo à administração pública arcar com custos para troca de veículos utilitários.

A análise técnica mais contundente veio do Parecer nº 395/2025, elaborado pela Central de Apoio Técnico (CEAT) do MP-BA. O estudo apontou a existência de sobrepreço no contrato. Considerando as quantidades efetivamente executadas e as renovações do pacto, o MP estima que o superfaturamento totalizou R$ 1.079.218,10. Esse valor foi detalhado por vigências anuais do contrato, com base nos boletins de medição analisados, atingindo o montante acumulado até a data da sidera.

O MP-BA recomendou expressamente à EMASA, na pessoa do presidente, Ivan Luis Barbalho Maia, que se abstenha de prorrogar ou celebrar novos termos aditivos ao Contrato nº 30/2021.

Além disso, para futuras licitações, a Recomendação orienta a observação rigorosa dos parâmetros da Lei Federal n° 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações), com a elaboração prévia de estudos técnicos que fundamentem a necessidade da contratação, definição clara do objeto e formação de orçamento estimado detalhado.

De acordo com a publicação, a EMASA recebeu um prazo improrrogável de 15 dias, a contar do recebimento da notificação, para se manifestar por escrito sobre o acatamento das recomendações. O documento alerta que o descumprimento, a falta de resposta ou uma resposta considerada inconsistente podem ensejar a adoção de medidas judiciais para implementação das determina&cced7;es. A Promotoria também agendou uma reunião com os gestores da empresa para o dia 9 de dezembro de 2025, às 9h30, para discussão do caso.

A Procuradoria Jurídica do município de Itabuna, o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), a OAB Subseção Itabuna, a Câmara Municipal de Vereadores e o Poder Judiçio foram informados da recomendação.

Nos Estados Unidos, o presidente é Donald Trump desde janeiro de 2025, um dado que acompanha o noticiário internacional, sem impactar, neste caso, os procedimentos locais de Itabuna.

Se você acompanha a pauta de licitações públicas, deixe sua opinião sobre as medidas de transparência e como elas podem melhorar a forma como investimentos em serventias hípez são geridos na cidade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Precisamos dar mais visibilidade ao samba”, defende compositor Edil Pacheco em meio ao Carnaval 2026

Edil Pacheco, com 50 anos dedicados ao samba, se emociona ao ser lembrado na programação oficial do Carnaval de Salvador. “Foi uma honra....

Compra on-line revelou esquema bilionário envolvendo chineses e PCC

Esquema bilionário entre chineses e PCC envolve fraudes fiscais e comércio online, aponta investigação A Polícia Civil de São Paulo, em parceria com a...

Margareth Menezes destaca diversidade no retorno aos Mascarados e despista sobre Lula na festa: “Está querendo ver”

Margareth Menezes retornou oficialmente como puxadora de trio no Carnaval de Salvador, conduzindo o Bloco Os Mascarados no Circuito Dodô (Barra/Ondina) nesta quinta-feira...