Ministério da Justiça compra mais de 340 scanners para presídios; equipamentos já foram alvo de reclamações do CV

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

1) O Ministério da Justiça e Segurança Pública vai adquirir 348 aparelhos de inspeção corporal por raio-x, conhecidos como body scanners, para presídios de 26 estados e do Distrito Federal. A demanda nacional para instalação atinge 645 estabelecimentos prisionais.

2) Os scanners são alvo de reclamações do Comando Vermelho, que questiona o rigor do procedimento. Em alguns estados, o uso dos aparelhos já provocou rebeliões e motins.

3) O preço estimado da compra foi mantido em sigilo no edital para evitar que o valor influencie lances. Cada estado deverá aderir à ata de registro de preços e custear a aquisição com recursos próprios.

4) No estudo técnico da licitação, o MJSP afirma que os equipamentos não substituem apenas os existentes; são tecnologia nova para melhorar as revistas, não cabendo funcionar como upgrade de equipamentos antigos ou manutenção. Os aparelhos contam com recursos como menor dosagem para a inspeção, o que permitirá realizar um maior número de inspeções por ano.

5) Com o avanço dessa tecnologia, o tema volta ao debate sobre a adoção de controles mais eficientes nas unidades prisionais. O que você acha dessa adoção? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chefe do CV conectado a TH Jóias retorna ao Rio após boatos de delação

A transferência de Gabriel Dias de Oliveira, conhecido como Índio do Lixão, aconteceu na noite de sexta-feira (5), quando ele deixou o Presídio...

PM captura suspeito armado durante encontro comunitário em loteamento de Prado

Publicado: 07 Dezembro 2025 Na manhã deste domingo (07), a Polícia Militar prendeu um homem em Prado, no Loteamento Basevi, sob acusação de porte...

Jovem é atacado pela enteada após tentativa de abuso sexual em casa

Um homem de 54 anos foi preso em flagrante após tentar estuprar sua enteada de 15 anos, na tarde deste domingo em Ceilândia,...