Biblioteca Mário de Andrade: tesouros furtados de Matisse e Portinari

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um roubo durante a manhã deste domingo (7/12) na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, resultou na subtração de obras de arte significativas. Dois homens armados invadiram o local e levaram **oito gravuras de Henri Matisse** e **cinco gravuras de Candido Portinari**. As peças estavam expostas na mostra “Do livro ao museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade”, em parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).

Logo após o crime, a Prefeitura de São Paulo informou que a biblioteca possui um sistema de câmeras e que as gravações serão entregues à polícia. O local passa por perícia e as obras têm cobertura de seguro. Além disso, o policiamento na área foi reforçado para assegurar a segurança dos frequentadores.

A Biblioteca Mário de Andrade, a segunda maior do Brasil, possui um acervo de quase **1,5 milhão de itens**, incluindo livros e documentos. Completou **100 anos** em fevereiro deste ano.

Se você se importa com a segurança do nosso patrimônio cultural, que tal compartilhar suas opiniões sobre esse assunto? Deixe seu comentário abaixo!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Casal é morto e bebê fica ferido em ataque a tiros na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro

Um ataque a tiros na noite de segunda-feira (8) no Rio de Janeiro resultou na morte de um casal na Avenida Brasil, próximo...

Defesa pede para Moraes liberar Bolsonaro para fazer nova cirurgia

Em meio a um quadro de saúde delicado, **Jair Bolsonaro** (PL) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para realizar procedimentos cirúrgicos no...