Forças de segurança deflagram ações para conter violência entre produtores e indígenas na Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na manhã desta terça-feira (9), forças estaduais e federais iniciaram duas operações para lidar com os conflitos fundiários entre produtores rurais e moradores indígenas no Extremo Sul da Bahia. Ao todo, são cumpridos seis mandados de prisão e três de busca e apreensão.

opera%C3%A7%C3%A3o%202

Foto: Divulgação / Polícia Federal

OPERAÇÃO “SOMBRAS DA MATA”

A primeira ação, denominada Sombras da Mata, foca nos responsáveis pelo ataque que ocorreu em 28 de outubro de 2025, em Itamaraju. Na ocasião, durante a invasão de uma propriedade rural, dois agricultores, pai e filho, foram assassinados e um terceiro gravemente ferido por indivíduos que afirmaram ser indígenas.

No dia do incidente, três pessoas foram presas, mas foram liberadas devido a questões processuais. As investigações seguintes identificaram mandantes e executores do crime. Foram expedidos seis mandados de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão. Até o momento, uma pessoa foi presa e mais de dez armas foram apreendidas.

OPERAÇÃO “TEKÓ PORÔ

A segunda operação, chamada Tekó Porã, investiga o ataque a moradores indígenas da Aldeia KAI, ocorrido no dia 1º de outubro no distrito de Cumuruxatiba, em Prado. De acordo com as investigações, o grupo indígena estava em área ocupada após uma ação de “retomada”, quando armados atacaram para expulsá-los.

O ataque resultou em dois indígenas feridos. Nesta fase, a polícia cumpre dois mandados de busca e apreensão nas casas dos suspeitos que seriam os mandantes e executores do ataque, buscando novas provas e identificação de outros envolvidos.

As operações são coordenadas pela Força-Tarefa da Polícia Federal de Porto Seguro, com apoio da PF, Core/PCBA e Bope/PMBA, além do Comando de Operações Táticas da PF. Também estão atuando equipes da Polícia Militar da Bahia e da Polícia Civil.

O tema dos conflitos fundiários ainda gera muita tensão e desdobramentos na região. O que você pensa sobre essa situação? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Veja reação de Glauber Braga ao se livrar de cassação na Câmara

Após a Câmara dos Deputados decidir não cassar o mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-SP), ele comemorou a decisão com aliados no plenário....

Ação contra tráfico internacional: PF prende suspeito no Liberdade I em Teixeira com arma e dinheiro em espécie

Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, recebeu nesta manhã de quarta-feira a operação de uma decisão da Polícia Federal voltada ao...

Operário morre após queda em obra de colégio militar no Sul baiano

Um operário morreu após cair da cobertura do Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão, em Ilhéus, no Litoral Sul. O acidente ocorreu durante...