O presidente dos EUA afirmou que as fotos ligadas à investigação de Jeffrey Epstein não são grandes coisas. Elas foram divulgadas nesta sexta-feira por congressistas democratas do Comitê de Supervisão da Câmara. Questionado no Salão Oval, ele disse que “há centenas de pessoas que têm fotos com ele” e garantiu não saber das atividades do condenado. “Todo mundo em Palm Beach”, onde fica Mar-a-Lago, “conhecia esse homem”, completou.
Entre as 19 imagens divulgadas pelos democratas, destacam-se cenas de Trump ao lado de seis mulheres com os rostos cobertos. Também há o mandatário conversando com uma mulher ao lado de Epstein e outra foto dele sentado ao lado de outra jovem. Além de Trump, aparecem Steve Bannon, ex-assessor dele; o ex-presidente Bill Clinton e o magnata Bill Gates ao lado do ex-príncipe Andrew, cuja relação com o caso levou o rei Charles III a despojar-lhe de títulos.
Segundo os democratas, as imagens são uma prévia de um conjunto de cerca de 95 mil novas fotos que chegaram ao material do caso Epstein. A divulgação é vista como parte de um esforço político para ampliar o contexto público sobre as ligações de Epstein com figuras de destaque.
Antes da reação do presidente, a Casa Branca afirmou que os democratas divulgam as fotos de forma seletiva, buscando criar uma narrativa. Em 18 de novembro, o Congresso aprovou uma lei para tornar públicos todos os arquivos do caso Epstein que não estejam sob sigilo, ampliando a tramitação de informações até então mantidas sob segredo.
Esse debate reacende perguntas sobre a transparência e as relações entre figuras públicas e Epstein. O que você pensa sobre a divulgação de esse material e o que ele revela sobre o caso? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Facebook Comments