Honra ao Senhor do Bonfim abre o calendário festivo entre 08 e 17 de janeiro de 2026, com programação cultural, a tradicional Lavagem de Corpo e Alma e o novenário às 19h. O tema central traz “O exercício do Ministério Público de Jesus, o Amado Senhor do Bonfim”, apresentando um panorama da devoção em todo o Brasil, pela Guarda Imortal da Bahia. Padres de Minas Gerais, Sergipe, Tocantins, da capital, do interior e da Região Metropolitana da Bahia participarão de cada noite da novena, faland sobre suas realidades e tradições locais onde o Cristo Crucificado é devotado.
Em Salvador, a celebração principal ocorre no dia 18 de janeiro, segundo domingo após o Dia dos Santos Reis. Serão seis celebrações Eucarísticas, às 10h30, presididas pelo Cardeal Arcebispo Dom Sergio da Rocha. O encerramento será com a Procissão dos Três Pedidos, às 16h, partindo da Igreja de Nossa Senhora dos Mares (Largo dos Mares) para a Colina Sagrada.
Entre as novidades de 2026 está a presença da primeira mulher na função de Juíza da Festa: Isabela Suarez, presidente da Associação Comercial da Bahia para o biênio 2025-2027. Ela destaca a importância da representatividade feminina e o compromisso de valorizar a tradição e a história da Bahia por meio de um símbolo que perpassa gerações.
Na Lavagem, com o tema “Dai-nos paz, justiça e concórdia”, há novidades: a Basílica apresenta dois modelos de camisas para a 17ª edição da Lavagem de Corpo e Alma. Um branco, tradicional, e outro com as fitinhas do Bonfim. As peças estão disponíveis para venda presencial e online (retirada combinada), em tamanhos infantil a adulto, no estilo regata, com manga e proteção UV. Desde 2008, o dinheiro arrecadado é destinado à Obra Social do Santuário, o Projeto Bom Samaritano, que atende mais de 300 famílias baianas anualmente.
A programação completa pode ser acompanhada nas redes sociais da basílica.
Convido você, moradores da cidade, a comentar abaixo com suas expectativas, perguntas ou opiniões sobre as festividades de 2026.

Facebook Comments