STF: voto de Moraes reabre julgamento de 6 réus da trama golpista

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


O ministro Alexandre de Moraes abriu, nesta terça-feira (16/12), o julgamento do núcleo 2 da trama golpista, acusado de planejar ações para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder. A Primeira Turma do STF retoma o segundo dia do processo após 9 de dezembro, quando os advogados dos seis réus apresentaram sustentações orais e a PGR reiterou o pedido de condenação de todos os envolvidos.

Núcleo 2: compõem o grupo Fernando de Sousa Oliveira, Filipe Garcia Martins Pereira, Marcelo Costa Câmara, Marília Ferreira de Alencar, Mário Fernandes e Silvinei Vasques.

Plano de assassinatos: em 9/12, o procurador-geral Paulo Gonet defendeu a condenação dos seis réus da AP nº 2.693, classificando-os como responsáveis pela elaboração da minuta do golpe, pelo monitoramento e pelo plano de assassinato de autoridades centrais da democracia — como o presidente, o vice-presidente recém-eleitos e o então presidente do TSE, Moraes. Também são acusados de ações na Polícia Rodoviária Federal para impedir o voto de eleitores da região Nordeste nas eleições de 2022.

Julgamentos já concluídos: 24 réus foram condenados pela tentativa de golpe: oito do núcleo 1, sete do núcleo 4 e nove do núcleo 3. Em relação ao núcleo 5, a denúncia ainda não foi apreciada.

Próximos passos: Moraes votará no mérito e nas preliminares; depois, os demais ministros da Primeira Turma apresentarão suas opiniões na ordem: Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino. Em caso de condenação, as penas serão definidas de forma individual.

Compartilhe sua opinião nos comentários sobre o desfecho do julgamento e as implicações para a democracia brasileira.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Colisão entre veículos bloqueia tráfego no Rio Vermelho 

Uma colisão frontal entre dois veículos bloqueou totalmente o tráfego na Avenida Oceânica, no bairro Rio Vermelho,...

Renato Góes substitui Sergio Guizé em novela da Globo. Saiba detalhes

Após uma série de negociações, Renato Góis assumirá o papel que antes pertencia a Sergio Guizé, Candinho, na próxima novela das nove da...

Funcionário de serraria morre após ser atingido por uma lasca de madeira em Itabela

Itabela registrou um acidente de trabalho em uma serraria localizada na Avenida Guaratinga, no bairro Jaqueira. Edson Santos de...