Flávio Bolsonaro após aprovação do PL da Dosimetria: “Primeiro degrau”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Senado aprova PL da Dosimetria; Flávio Bolsonaro celebra avanço que pode reduzir penas ligadas aos atos de 8 de janeiro

Flavio Bolsonaro aponta para a frente - Metrópoles
1 de 1 Flavio Bolsonaro aponta para a frente – Metrópoles — Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) comemorou, nesta quarta-feira (17/12), a aprovação pelo Senado Federal do Projeto de Lei da Dosimetria. A proposta reduz penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro e pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo STF por tentativa de golpe de Estado.

“Não era exatamente o que a gente queria, não era o que a gente estava batalhando, mas era o que era possível nesta conjuntura de composição do Congresso Nacional e de interferência de forças externas dentro do Poder Legislativo”, declarou. “Quero dar os parabéns aos deputados, parabéns aos senadores, agradecer a todos que nos ajudaram a subir esse primeiro degrau”.

Por 48 votos a favor e 25 contrários, o Senado aprovou o projeto, que já havia sido respaldado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em 17 votos a 7, com críticas da base governista e de ministros do STF.

A proposta altera critérios de dosimetria das penas aplicadas aos crimes contra o Estado Democrático de Direito, permitindo a reavaliação de agravantes e circunstâncias dos crimes.

Na prática, isso pode significar a redução de condenações ao reavaliar elementos que antes ampliavam as penas. O texto pode beneficiar réus já sentenciados pelos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília. O projeto segue agora para sanção presidencial.

Como você vê essa mudança na dosimetria? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo e conte como ela pode impactar o turismo jurídico, a política e a percepção de justiça no Brasil.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem que tentou matar Donald Trump em campo de golfe é condenado à prisão perpétua

Um homem condenado por tentar assassinar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em um campo de golfe na Flórida, em 2024, foi...

Fundador da Reag comprou ações do BRB por meio de fundo administrado pelo Master

O fundador da Reag, João Carlos Mansur, comprou ações do Banco de Brasília (BRB) por meio do fundo Celeno, administrado pela Master Corretora....

EUA anunciam retirada de 700 agentes federais de imigração em Minnesota após tensão em Minneapolis

O "czar" da imigração dos Estados Unidos, Tom Homan, anunciou nesta quarta-feira (4) a retirada de 700 agentes federais destacados em Minnesota, como...