Motta ligou para líder do PL e avisou que cassaria Ramagem e Eduardo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) assinou, junto da maioria da Mesa Diretora, a decisão de cassação de dois parlamentares. Motta ligou pessoalmente para o líder do PL na Casa, Sóstenes Cavalcante, para avisar que cassaria os mandatos de Alexandre Ramagem (PL-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Eduardo Bolsonaro já atingiu um terço das ausências, estando nos Estados Unidos desde fevereiro. Ramagem, condenado pelo STF no inquérito sobre o golpe, encontra-se na mesma situação de Carla Zambelli, cuja cassação foi determinada pela Corte por ordem administrativa.

Com as cassações, a Câmara terá de convocar dois suplentes. Na última semana, o STF já tinha anulada a votação da Casa que tinha salvado Zambelli e ordenado que Motta convocasse o suplente. A decisão sobre Ramagem, segundo a coluna, caberia à Mesa Diretora da Câmara.

A estratégia de Motta, segundo aliados, foi reduzir a tensão com o STF, que aumentou nas últimas semanas por causa do caso Zambelli e pela operação da Polícia Federal contra uma ex-assessora de Arthur Lira (PP-AL).

Na terça-feira (16/12), a coluna já havia adiantado que Motta desistira de votar a cassação de Ramagem no plenário e que a decisão caberia à Mesa Diretora da Câmara.

Este movimento molda os próximos passos na dinâmica de poder entre a Câmara e o Supremo e indica um momento de redefinição de posições políticas na cidade, moradores e região. Queremos ouvir sua opinião sobre o impacto dessas cassações e o papel da Câmara nesse contexto. Deixe seu comentário abaixo com seus pontos de vista e perguntas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-jogador argentino é assassinado com garrafa e irmão é suspeito

O futebol argentino está de luto após o assassinato do ex-jogador Lucas Ignacio Pires, que atuou pelo Almirante Brown. O crime...

STJ afasta cautelarmente ministro Marco Buzzi por acusações de importunação sexual

O STJ decidiu, por unanimidade, em sessão extraordinária desta terça-feira (10), pelo afastamento cautelar do ministro Marco Aurélio Gastaldi Buzzi. A medida está...

Operação prende em SP líder de facção ligada ao tráfico em Cosme de Farias, Salvador

Um líder faccional, atuante no bairro de Cosme de Farias, em Salvador, foi preso na noite desta segunda-feira (9) na cidade de Valinhos,...