O coordenador da bancada maranhense na Câmara dos Deputados, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), anunciou nesta terça-feira que acionará o Conselho de Ética contra o deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) por uma fala feita durante um podcast sobre fusões de estados.
Durante participação no podcast 3 Irmãos, Bilynskyj comparou o Maranhão a Santa Catarina e criticou a heterogeneidade entre estados, chegando a proferir a fala:
“A extensão territorial brasileira gera muita heterogeneidade, esse é o problema. Então você pode ver, por exemplo, que Santa Catarina é extremamente homogêneo. Por ser extremamente homogêneo, se Santa Catarina tivesse mais liberdade para legislar, você teria leis muito melhores para aquele estado. Agora compara Santa Catarina com o Maranhão. Compara. É o mesmo país. Dá para comparar? Não dá. O Maranhão é uma bosta.”
Essa poderá ser a primeira representação contra um deputado no Conselho em 2026. Caso o processo siga, Bilynskyj pode enfrentar suspensão do mandato e até cassação.
Em nota, Duarte afirmou que notificará o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), sobre as declarações do parlamentar.
Bilynskyj, ao Metrópoles, disse que a fala expressa sua opinião pessoal, assegurada pela Constituição, e que não foi dirigida à população local, mas à viabilidade do ente federativo. Ele reforçou que espera que a questão da fusão entre entes federativos com baixa viabilidade seja tratada de forma séria e respeitosa com o contribuinte brasileiro.
Essa polêmica reacende o debate sobre fusões de estados e os limites da liberdade de expressão no Legislativo. Deixe sua opinião nos comentários e conte o que você pensa sobre o assunto.

Facebook Comments