Temporal provoca quedas de árvores e deixa mais de 160 mil imóveis sem luz em SP

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Chuva forte em meio ao calor intenso A tempestade que atingiu São Paulo neste sábado teve a assinatura de calor extremo aliado à umidade trazida pela brisa marítima, o que favoreceu a formação de instabilidades e pancadas de moderada a forte intensidade. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a cidade saiu do estado de atenção para alagamentos às 18h30, após o alerta ter sido decretado às 15h50.

Impactos na energia elétrica Até as 17h30, cerca de 166,8 mil imóveis estavam sem luz na capital e na Grande São Paulo, o que representa 1,9% dos clientes da concessionária Enel. Desses, aproximadamente 137 mil ficavam na cidade.

Quedas de árvores e ocorrências de trânsito A Defesa Civil estadual emitiu alerta severo para chuvas fortes nas regiões central e norte da cidade. Ao longo da tarde, ao menos 16 quedas de árvores foram registradas na capital e na Grande São Paulo. O Corpo de Bombeiros informou que, desde o início da tarde, recebeu dezenas de chamados relacionados a quedas de árvores, ocorrências em vias movimentadas e sobre veículos, principalmente nos bairros do Ipiranga, Mooca e Lapa.

Temperaturas elevadas Mesmo com a chuva, a Defesa Civil Municipal manteve o estado de atenção para altas temperaturas. Às 15h, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 35,1°C no Mirante de Santana, na zona norte.

Previsão para a semana O CGE indica maior probabilidade de chuva no início da próxima semana, com a aproximação de uma frente fria que deve romper o bloqueio atmosférico responsável pelo calor no Sudeste. O Inmet manteve alerta de onda de calor para mais de 1.200 municípios, incluindo o estado de São Paulo.

As autoridades recomendam evitar áreas alagadas, manter distância de árvores e da rede elétrica durante tempestades e acompanhar informações oficiais sobre condições de tráfego e clima.

E você, como sentiu o temporal na sua região? Compartilhe nos comentários como foi a sua experiência e quais dicas quer deixar para quem enfrentar chuvas fortes e calor extremo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresa de avião que caiu em Copacabana será autuada por publicidade irregular, diz prefeitura

A autuação por publicidade irregular envolve a empresa Visual Propaganda Aérea, após veicular uma campanha publicitária no dia do acidente com um avião...

Buscas por serial killer no Tocantins completam 60 horas sem capturas

Buscas por serial killer no Tocantins completam 60 horas sem capturas Integrantes de uma facção criminosa...

69% dos brasileiros projetam vida melhor em 2026, aponta Datafolha

A pesquisa Datafolha divulgada neste fim de dezembro de 2025 aponta que 69% da população acredita que sua situação pessoal vai melhorar em...