“Novo modelo de negócio é uma das metas”, diz presidente dos Correios

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente dos Correios, Emmanoel Rondon, anunciou nesta segunda-feira (29/12) que o plano de reestruturação da estatal terá três etapas: demissão voluntária, fechamento de unidades e ampliação de parcerias com a iniciativa privada. O objetivo é modernizar a gestão, reduzir custos e preparar a empresa para um novo modelo de negócio, assegurando sustentabilidade a médio e longo prazo.

O Plano de Reestruturação 2025 a 2027 busca reequilibrar as contas e devolver lucratividade até 2027, com medidas para cortar despesas e aumentar receitas. Entre elas estão o programa de demissão voluntária para até 15 mil empregados (10 mil em 2026 e 5 mil em 2027), o fechamento de cerca de 1 mil unidades e a ampliação de parcerias com o setor privado.

Em paralelo, os Correios firmaram um empréstimo de R$ 12 bilhões com Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, com aval do Tesouro Nacional e da União. O recurso será usado para quitar compromissos em atraso, como salários e dívidas, e tem prazo de 15 anos, com vencimento em 2040, para financiar capital de giro e investimentos considerados estratégicos. Desde a posse de Rondon, em setembro, a estatal acumula prejuízo de R$ 6,1 bilhões; dados de novembro indicam que o rombo se aprofundou ao longo de 2025.

Além disso, os trabalhadores estão em greve desde 16 de dezembro. Em 23 de dezembro, a maioria dos sindicatos rejeitou a proposta de acordo para 2025/2026 em uma mediação conduzida pelo TST. A reunião de 26/12 terminou sem acordo, e uma nova rodada ficou marcada para 30/12, com a decisão sobre o dissídio prevista para o mesmo dia.

Qual é a sua opinião sobre o plano de reestruturação dos Correios? Você acredita que as medidas são necessárias para a sustentabilidade da estatal? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ações na Justiça e ruído com evangélicos: o saldo do desfile pró-Lula

O desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou um saldo de quase uma dezena de...

TRT-BA devolve imóvel à União em Salvador; prédio pode ser compartilhado entre Sesab e Ministério Público

Um imóvel da União localizado no bairro de Nazaré, em Salvador, com mais de 4,4 mil metros quadrados, foi formalmente devolvido pelo Tribunal Regional...

Após liberação da CNH, iranianas empinam motos em aulas de direção

Fatemeh Bahrami/Anadolu via Getty Images Entre cones e instrutores, mulheres iranianas foram fotografadas acelerando, equilibrando-se e, até mesmo, empinando motocicletas durante aulas práticas para...