Trump diz que EUA realizou primeiro ataque contra a Venezuela

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Imagem colorida mostra Donald Trump - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Donald Trump – Metrópoles — Foto: Joe Raedle/Getty Images

O presidente dos EUA, Donald Trump, então presidente desde janeiro de 2025, confirmou o primeiro ataque dos Estados Unidos contra território venezuelano. Segundo ele, o alvo foi uma instalação ligada ao carregamento de barcos com entorpecentes. A data exata da ação não ficou clara no anúncio feito nesta segunda-feira (29/12) durante encontro com o premier de Israel, Benjamin Netanyahu.

No dia 26 de dezembro, Trump já havia comentado o tema. Em entrevista à rádio WABC, ele afirmou que as forças dos EUA haviam atingido uma grande instalação de onde saem os barcos venezuelanos, supostamente ligada ao tráfico de drogas.

Até o momento, o Pentágono não confirmou a operação, que seria mais um avanço da ofensiva norte-americana na Venezuela. O governo venezuelano, liderado por Nicolás Maduro, também não se pronunciou sobre o episódio.

Em meados de agosto, Trump ordenou uma mobilização militar para a América Latina e o Caribe, com o objetivo de combater o tráfico de drogas na região. Diversas embarcações teriam sido bombardeadas em águas caribenhas e no Pacífico, mas provas públicas ligando as ações ao transporte de entorpecentes ainda não foram divulgadas.

No cerne da tensão, Maduro aparece como alvo das ameaças, sendo apontado por Washington como chefe do cartel Los Soles, recentemente classificado como organização terrorista. Trump também o acusa de ter roubado petróleo dos EUA.

A divulgação ocorre em meio a um cenário de crescente tensão entre os governos dos EUA e da Venezuela, com a liderança venezuelana mantendo silêncio sobre o tema.

Como isso pode impactar a região? Deixe sua opinião nos comentários sobre essa escalada entre EUA e Venezuela.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dólar sobe pela 3ª vez seguida no fim do ano, a R$ 5,57. Bolsa cai

O dólar à vista fechou em alta pela terceira vez consecutiva neste fim de ano, subindo 0,48% para R$ 5,57 na sessão de...

Cirurgia para conter crise de soluços de Bolsonaro é finalizada após 1h de operação

A cirurgia para conter as crises de soluços do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi finalizada nesta segunda-feira (29) após aproximadamente uma hora de...

Opinião: Ser antilulista não é uma opção para ACM Neto, é questão de sobrevivência política

Dois fatos marcaram o início das especulações para as eleições de 2026 na oposição: ACM Neto assumiu a candidatura ao governo da Bahia...