Cirurgia para conter crise de soluços de Bolsonaro é finalizada após 1h de operação

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A cirurgia para conter as crises de soluços do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi finalizada nesta segunda-feira (29) após aproximadamente uma hora de procedimento no Hospital DF Star, em Brasília, onde ele está internado desde o dia 24 de dezembro.

A finalização do procedimento foi anunciada pela ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, em publicação nas redes sociais. “Procedimento finalizado. Graças a Deus, esperando agora ele subir para o quarto”, escreveu ela.

O objetivo foi bloquear o nervo frênico esquerdo, indicado para casos em que os soluços não respondem aos medicamentos.

No decorrer da semana anterior, Bolsonaro passou pela remoção de hérnia inguinal bilateral, com autorização do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Embora o quadro clínico pós-operatório esteja sob controle, ele continua registrando crises de soluços e uma elevação da pressão arterial durante a noite.

No último sábado (27), o político também realizou um bloqueio do nervo frênico do lado direito. Médicos não recomendam bloqueio bilateral simultâneo devido ao risco de complicações respiratórias, especialmente em um paciente de 70 anos.

Os médicos estimam a internação em cinco a sete dias, mesmo com o novo procedimento. Caso não haja evolução, será feita nova avaliação para determinar o melhor caminho. “Após o procedimento desta segunda-feira, pelo menos mais 48 horas, se tudo estiver estável, deve ocorrer alta hospitalar”, afirmou o cirurgião geral Claudio Birolini.

E você, o que pensa sobre esse protocolo médico para tratar crises de soluços em pacientes da idade de Bolsonaro? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dólar sobe pela 3ª vez seguida no fim do ano, a R$ 5,57. Bolsa cai

O dólar à vista fechou em alta pela terceira vez consecutiva neste fim de ano, subindo 0,48% para R$ 5,57 na sessão de...

Trump diz que EUA realizou primeiro ataque contra a Venezuela

O presidente dos EUA, Donald Trump, então presidente desde janeiro de 2025, confirmou o primeiro ataque dos Estados Unidos...

Opinião: Ser antilulista não é uma opção para ACM Neto, é questão de sobrevivência política

Dois fatos marcaram o início das especulações para as eleições de 2026 na oposição: ACM Neto assumiu a candidatura ao governo da Bahia...