Ataque com drone mata cristãos no Sudão no dia de Natal

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um ataque com drone das Forças Armadas do Sudão (SAF) em 25 de dezembro deixou ao menos 11 cristãos mortos que se dirigiam às celebrações de Natal na região de Julud, em Kordofan do Sul. Segundo fontes locais, outras 18 pessoas ficaram gravemente feridas, após serem atingidas enquanto marchavam numa procissão em direção à Igreja Episcopal do Sudão.

O Movimento Popular de Libertação do Sudão-Norte (SPLM-Norte), aliado às Forças de Apoio Rápido (RSF), informou que 12 civis foram mortos e 19 ficaram feridos na área de “Biyam Jald”, sob controle do SPLM-Norte, onde a drone attack mirou civis que celebravam o Natal, conforme o Sudan Tribune.

Ataques anteriores com drones ocorreram em 29 de novembro, quando as SAF atingiram um centro médico na área de Kumi, em Kordofan do Sul, causando 12 mortes e 19 feridos. Em 5 de dezembro, outro ataque, na localidade de Ghadeer, Kalogi, matou mais de 10 crianças de 5 a 7 anos em um jardim de infância, segundo a UNICEF.

A situação no Sudão piorou desde o início da guerra civil entre RSF e SAF em 2023, com igrejas bombardeadas, saqueadas e ocupadas. O país é 93% muçulmano, com cristãos estimados em 2,3% e religiões étnicas tradicionais em 4,3%, segundo o Projeto Joshua. A perseguição aos cristãos ganhou destaque na Lista Mundial da Perseguição de 2025 da Portas Abertas.

Entre 2019 e 2021, o Sudão passou por mudanças políticas após a derrubada de Bashir, com reformas religiosas que chegaram a permitir maior liberdade de culto. No entanto, o golpe militar de outubro de 2021 reacendeu temores de repressões, com o país novamente sob padrões de restrição religiosa. O Departamento de Estado dos EUA havia retirado o Sudão da lista de Países de Preocupação Especial em 2019, e, em 2020, o colocou sob vigilância, refletindo a instabilidade local.

A violência contra moradores da cidade de Julud e da região de Kordofan do Sul evidencia os riscos enfrentados pela população local, com consequências humanas e políticas duradouras. O que você pensa sobre as respostas internacionais a esse tipo de violência? Compartilhe seus comentários abaixo para que possamos debater com responsabilidade e respeito.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Crianças são doutrinadas nas escolas para denunciar pais cristãos na Coreia do Norte

A perseguição aos cristãos na Coreia do Norte começa na primeira infância. Crianças em idade de jardim de infância são submetidas a um...

Líderes e entidades religiosas reagem à captura de Nicolás Maduro pelos EUA

Líderes cristãos de diferentes países reagiram à captura do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, durante uma operação militar dos...

Tiroteio em igreja deixa dois mortos e ao menos seis feridos nos EUA

Um tiroteio ocorreu durante um velório em uma unidade da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, conhecida como Igreja Mórmon,...