STF anuncia programação especial para lembrar o 8 de janeiro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta quinta-feira uma programação especial aberta ao público, para lembrar os três anos dos ataques que depredaram o edifício-sede e reafirmar o compromisso com o Estado Democrático de Direito. A ação faz parte da campanha Democracia Inabalável e busca preservar a memória, reconhecer o trabalho de reconstrução e fortalecer a defesa da democracia.

A programação começa às 14h30, no Espaço do Servidor, com a exposição 8 de janeiro: mãos da reconstrução. Às 15h, será exibido o documentário Democracia Inabalável: mãos da reconstrução, produzido pela TV Justiça, que traz relatos de profissionais do STF que viveram os ataques e participaram da recuperação do Palácio da Justiça.

Às 15h30 ocorre uma roda de conversa com jornalistas que cobriram os ataques. A atividade é conduzida pela jornalista Gabriela Guerreiro, então coordenadora de Imprensa do STF, e tem a participação de Weslley Galzo (O Estado de S. Paulo), Marina Dias (Washington Post em Brasília) e Gabriela Biló (Folha de S. Paulo).

Às 17h, no Salão Nobre do STF, acontece a mesa-redonda Um dia para não esquecer, com Ronilso Pacheco (ISER), Carlos Fico (UFRJ), Juliana Maia Victoriano da Silva (Instituto Ibirapitanga) e Felipe Recondo (JOTA). O edifício-sede, projetado por Oscar Niemeyer, foi invadido e depredado em 8 de janeiro de 2023 durante ataques aos Três Poderes; após os danos, as instalações foram restauradas e reabertas em 24 dias.

A programação reforça a importância da memória coletiva e do trabalho de reconstrução para a democracia. A participação é aberta ao público e a agenda destaca a proteção institucional frente a ataques e crises que desafiam o ordenamento democrático.

Convidamos você a acompanhar a programação e deixar nos comentários suas observações e opiniões sobre o papel da memória na consolidação do Estado Democrático de Direito. Compartilhe sua visão e participe da discussão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Suspeito de envolvimento nas mortes de dois vizinhos no extremo sul da Bahia é preso

Porto Seguro, Bahia — Erivan Ferreira de Lima, um dos suspeitos de participação na morte de dois vizinhos na cidade, foi preso na...

Ministério Público solicita que filho de Cid Moreira continue preso após flagrante por tráfico de drogas

O Ministério Público denunciou Rodrigo Radenzev Simões Moreira, filho de Cid Moreira, e pediu a manutenção da prisão preventiva dele, sob suspeita de...

Hemoba emite alerta para baixo estoques de sangue na Bahia

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) emitiu um alerta após identificar estoques de sangue em nível crítico. No comunicado enviado...