Trump e Petro conversam por telefone após troca de farpas e ameaças

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, ligou para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quarta-feira, 7 de janeiro, em meio a tensões na região e a trocas de farpas entre os dois. A conversa ocorreu por volta das 18h (20h no horário de Brasília), segundo a imprensa colombiana, e visou esclarecer posições sobre questões bilaterais que afetam a relação entre os países.

Os presidentes Gustavo Petro (da Colômbia) e Donald Trump (dos EUA)
1 de 1 Os presidentes Gustavo Petro (da Colômbia) e Donald Trump (dos EUA) – Foto: Marcelo Hernandez/Getty Images + Chip Somodevilla/Getty Images

Trump confirmou o contato e disse que a conversa abordou a situação das drogas e as divergências entre eles. Em publicação na Truth Social, o presidente norte-americano afirmou que foi “uma grande honra conversar com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que telefonou para explicar a situação das drogas e outras divergências que temos tido”.

Segundo Trump, o secretário de Estado, Marco Rubio, está alinhando os preparativos para uma reunião entre os líderes com o chanceler da Colômbia na Casa Branca, mas não foram dadas mais informações sobre data ou pauta.

O contexto envolve tensões recentes no continente: após a captura de Nicolás Maduro, o líder norte-americano não descartou uma possível operação militar na Colômbia, sob a justificativa de combater o narcotráfico. A partir do fim do ano passado, Petro passou a ser apontado por Trump como um possível “traficante de drogas ilegais.”

As declarações ocorrem em meio a críticas de Petro à presença militar dos EUA na região e aos bombardeios de embarcações em águas próximas. O cenário acende um debate sobre o papel de Washington na segurança regional e no combate ao narcotráfico.

Como você lê esse giro nas relações entre Colômbia e EUA e as declarações sobre drogas e segurança na região? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da conversa.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

GDF anuncia maior Corrida de Reis da história do DF, com 20 mil vagas

A 53ª edição terá inscrições gratuitas, abrindo participação para adultos, crianças e PCDs (pessoas com deficiência). Além disso, a organização prevê premiação em...

Aliados discutem prisão domiciliar para Bolsonaro após queda na PF e avaliam estratégias no Congresso

Após o ex-presidente Jair Bolsonaro sofrer uma queda durante o sono na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, líderes da oposição na Câmara...

Casal do DF tem carro roubado em assalto na virada de ano na Argentina

Casal do Lago Sul é vítima de assalto à mão armada em Buenos Aires; carro e pertences são levados Resumo para SEO: Um tradutor...