Embaixadas Árabes no Brasil promovem Iftar voltado ao diálogo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Iftar do Ramadã promovido pelas Embaixadas Árabe no Brasil aconteceu no Clube Monte Líbano, em Brasília, nesta terça-feira (25/02). O momento celebra a refeição que marca o pôr do sol e o início do mês sagrado, destacando o diálogo entre nações e a convivência entre tradições diferentes.

Entre os presentes estiveram autoridades dos três Poderes, como o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin; o senador Hiran Gonçalves (PP-RR); e o deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP). Também marcaram presença embaixadores de diversas regiões árabes. O anfitrião da noite, o embaixador do Marrocos, Nabil Adghoghi, falou à coluna Claudia Meireles e ressaltou o simbolismo do encontro como convite à confraternização e à solidariedade.

Representando o governo brasileiro, o secretário de África e Oriente Médio, Carlos Duarte, destacou o papel central da religião na vida dos moradores e lembrou que, em 2026, o início do Ramadã coincidiu com o começo da quaresma, em 18 de fevereiro — períodos que convidam à penitência, à reflexão e ao diálogo interior. “As duas tradições estimulam a renovação ética e espiritual, bem como maior atenção ao próximo e aos mais necessitados”, comentou Duarte, em referência à valorização da diversidade religiosa no Brasil, onde cresce a presença de fiéis islâmicos.

O embaixador sublinhou ainda os conflitos recentes no Oriente Médio, como Gaza e Cisjordânia, e a escalada de tensões no Golfo, afirmando que tais movimentos vão na direção contrária do espírito do Ramadã, que incentiva o diálogo e a moderação. O encontro foi marcado pela partilha de desjejum tradicional e pela expressão de esperança de que o mês sagrado possa favorecer a pacificação e a cooperação internacional.

Durante a noite, grandes mesas receberam comidas árabes típicas, ao som do trio Bernardo Bittencourt. A celebração contou com uma série de imagens que registram a presença de autoridades, embaixadas e convidados de diversas origens, reforçando a ideia de que o Ramadã pode ser um vetor de respeito, conhecimento e convivência entre diferentes culturas.

Veja os os highlights do evento:

Confira quem esteve presente no Iftar do Ramadã promovido pelas Embaixadas Árabe no Brasil pelas lentes de Nina Quintana:

Iftar do Ramadã – Embaixadas Árabes no Brasil
Embaixatriz e embaixador do Marrocos, Siham Belamine e Nabil Adghoghi
Iftar – Embaixadas Árabe no Brasil
Secretário de África e de Oriente Médio, Carlos Sérgio Sobral Duarte
Iftar – Embaixadas Árabe no Brasil
Embaixadora da Espanha, Mar Fernández-Palacios; e Iñigo Pareja
Iftar – Embaixadas Árabe no Brasil
Senador Hiran Gonçalves; Embaixador do Bahrein
Iftar – Embaixadas Árabe no Brasil
Presidente do STJ, Herman Benjamin; Claudia Meireles
Iftar – Bernardo Bittencourt Trio
Bernardo Bittencourt Trio

Galeria de imagens – highlights do Iftar

As fotos trazem dezenas de personalidades, desde diplomatas e autoridades brasileiras até representantes de várias embaixadas árabes, além de momentos de decorações, doces árabes e a decoração da mesa especial para o desjejum.

Justiça e solidariedade

Em discurso, o presidente do STJ, Herman Benjamin, desejou que o simbolismo do Ramadã inspire valores de solidariedade e justiça. Ele ressaltou a longa influência árabe na formação do Brasil, destacando a presença na Península Ibérica há cerca de 800 anos e a contribuição decisiva em navegações. “Os árabes nos legaram conhecimento que moldou áreas como matemática, química, física, filosofia e medicina, preservando grande parte do saber antigo”, afirmou Benjamin.

Ao longo da noite, autoridades compartilharam o desjejum tradicional e comidas árabes típicas, acompanhadas pela música do grupo Bernando Bittencourt Trio, reforçando a ideia de que o Iftar pode fortalecer laços entre diferentes moradores do país e ampliar o entendimento entre culturas diversas.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Convido você a deixar nos comentários a sua opinião sobre a importância do diálogo entre culturas e religiões para a paz e a cooperação na região. Que temas você acha que devem pautar futuras ações de convivência e colaboração entre governos, diplomatas e a população?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Mulher traída denunciou bombeiro que fez de quartel um motel no RS

Resumo rápido: a ex-esposa de um soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul entregou um celular aos Bombeiros após...

Fux suspende decisão que afastou exclusividade do BRB na Bahia

Resumo: o ministro Luiz Fux, do STF, suspendeu a liminar da Justiça da Bahia que retirou a exclusividade do BRB na operação de...

Celular de “Guiga”, pai do enteado de Wagner, aterroriza do PT ao TJBA

Resumo: Guilherme Sodré, figura conhecida na Corte baiana, está no centro de uma investigação que aponta uma rede de relações com o...