Moradores das localidades de Sapirara e Trancosinho, no entorno de Trancoso, em Porto Seguro, fecharam um trecho da BA-001, principal acesso à região, na última quinta-feira, dia 8, durante protesto que atingiu um dos acessos a Trancoso e as duas localidades da região. A interrupção de energia elétrica por quatro dias atingiu a vida de mais de 4 mil famílias e provocou desabastecimento de água.
Os manifestantes bloquearam a rodovia até por volta das 20h30, permitindo apenas a passagem de veículos de urgência, como ambulâncias. O protesto foi encerrado após a chegada de técnicos da Coelba e o restabelecimento do fornecimento.
No entanto, moradores disseram que, mesmo com a normalização, há oscilações de energia em alguns pontos. O problema, segundo relatos, ocorre todos os anos durante a alta temporada, especialmente no verão. O sistema que atende as localidades é antigo e não teria passado por ampliações para acompanhar o crescimento populacional e turístico.
Os protestantes afirmam que, se o serviço não for restabelecido de forma completa e estável, podem ocorrer novas interdições da BA-001.
Se você acompanhou a situação ou tem experiência com quedas de energia na região, compartilhe nos comentários como isso afeta a vida local e o que você acha que precisa ser feito para evitar novos cortes.

Facebook Comments