O Inmet emitiu alerta amarelo para temporais com chuvas intensas em várias regiões do Brasil. O aviso vale para Mato Grosso do Sul e áreas de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Goiás. Também há alerta para acúmulo de chuva em Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de previsão de chuvas fortes no Norte e Nordeste, com atuação próxima ao litoral da Bahia, incluindo Salvador. A atualização ocorreu na segunda-feira (12).

Entre quinta-feira (8) e sexta-feira (9), uma baixa pressão evoluiu para um ciclone extratropical entre o Paraguai e o norte da Argentina. O sistema se intensificou na madrugada de sábado (10), entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, mantendo influência sobre o Sul do Brasil, segundo a Climatempo. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alertou para risco de chuva muito volumosa e ventania em estados gaúchos.
No sábado, um tornado causou estragos em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Nesta segunda-feira, o ciclone já está sobre o oceano, afastando-se do Brasil e reduzindo sua influência no Sul do país.
As previsões indicam manutenção de alertas para áreas do Norte e do Nordeste, com possibilidade de pancadas de chuva fortes, enquanto o Sul começa a recuperação conforme o sistema se afasta.
Se você mora em alguma das regiões citadas, compartilhe como tem enfrentado as pancadas de chuva e ventos fortes e deixe sua opinião sobre as condições da semana.

Facebook Comments