A emissão do alvará municipal de funcionamento do Estádio de Pituaçu, antecipada pelo Bahia Notícias na tarde desta segunda-feira (12), já começa a impactar a organização do Campeonato Baiano. Com a regularização do equipamento, duas partidas da segunda rodada foram remanejadas para Salvador.
Jacuipense x Vitória, inicialmente marcado para a Arena Cajueiro, em Feira de Santana, e Galícia x Juazeirense, que seria disputado no Estádio Waldomiro Borges, em Jequié, foram transferidos para Pituaçu. A confirmação veio por fontes ligadas ao Bahia Notícias.
A mudança ocorreu após pedidos formais de Jacuipense e Galícia à Federação Bahiana de Futebol (FBF). Os clubes defenderam que atuar em Salvador facilitaria logística e preparação, já que mantêm treinamentos na capital, o que levou a FBF a autorizar a atualização dos mandos de campo.
A liberação de Pituaçu só foi possível após a emissão do alvará municipal, com aval da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) e atendimento às exigências da Portaria nº 55/2023 do Ministério do Esporte, em conformidade com a Lei Geral do Esporte. O retorno também foi viabilizado por um acordo entre o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Embora a capacidade máxima do estádio seja de até 18 mil torcedores, o uso inicial será com restrição de público. O Laudo de Segurança da Polícia Militar da Bahia autoriza a presença de até 3 mil pessoas, limitando o ingresso até nova avaliação técnica.
O processo de regularização envolveu o levantamento documental da Sudesb, além da obtenção do Termo de Viabilidade Locacional (TVL) e do Habite-se. Em dezembro de 2025, a autarquia também recebeu alvará específico para obras de recuperação estrutural e melhorias no estádio.
Com as mudanças confirmadas, Pituaçu volta a sediar partidas da elite do Campeonato Baiano após três anos, ampliando as opções de espaços esportivos na capital para a competição.
E você, o que acha da volta de Pituaçu ao calendário do Baiano? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da discussão sobre o futuro do futebol na cidade.

Facebook Comments