Com alvará municipal liberado, Jacuipense x Vitória e Galícia x Juazeirense são transferidos para o Estádio de Pituaçu no Baianão

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A emissão do alvará municipal de funcionamento do Estádio de Pituaçu, antecipada pelo Bahia Notícias na tarde desta segunda-feira (12), já começa a impactar a organização do Campeonato Baiano. Com a regularização do equipamento, duas partidas da segunda rodada foram remanejadas para Salvador.

Jacuipense x Vitória, inicialmente marcado para a Arena Cajueiro, em Feira de Santana, e Galícia x Juazeirense, que seria disputado no Estádio Waldomiro Borges, em Jequié, foram transferidos para Pituaçu. A confirmação veio por fontes ligadas ao Bahia Notícias.

A mudança ocorreu após pedidos formais de Jacuipense e Galícia à Federação Bahiana de Futebol (FBF). Os clubes defenderam que atuar em Salvador facilitaria logística e preparação, já que mantêm treinamentos na capital, o que levou a FBF a autorizar a atualização dos mandos de campo.

A liberação de Pituaçu só foi possível após a emissão do alvará municipal, com aval da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) e atendimento às exigências da Portaria nº 55/2023 do Ministério do Esporte, em conformidade com a Lei Geral do Esporte. O retorno também foi viabilizado por um acordo entre o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Embora a capacidade máxima do estádio seja de até 18 mil torcedores, o uso inicial será com restrição de público. O Laudo de Segurança da Polícia Militar da Bahia autoriza a presença de até 3 mil pessoas, limitando o ingresso até nova avaliação técnica.

O processo de regularização envolveu o levantamento documental da Sudesb, além da obtenção do Termo de Viabilidade Locacional (TVL) e do Habite-se. Em dezembro de 2025, a autarquia também recebeu alvará específico para obras de recuperação estrutural e melhorias no estádio.

Com as mudanças confirmadas, Pituaçu volta a sediar partidas da elite do Campeonato Baiano após três anos, ampliando as opções de espaços esportivos na capital para a competição.

E você, o que acha da volta de Pituaçu ao calendário do Baiano? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da discussão sobre o futuro do futebol na cidade.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

VÍDEO: “Cada um na sua praia”: Lazinho critica descaracterização do São João

Identidade cultural em jogo: Lazinho, vocalista do Olodum, alerta para o risco de a Bahia perder a essência de suas festas populares. Em...

Menino de 12 anos é baleado acidentalmente na zona rural de Conceição do Coité

Um menino de 12 anos ficou gravemente ferido após um disparo acidental na zona rural de Conceição do Coité, Bahia, envolvendo uma arma...

Alvo de polêmica por atraso, Michele Andrade sugeriu tocar mais tempo em Santo Antônio: “A galera espera lá em Serrinha”

Michele Andrade está no centro de uma polêmica após o cancelamento de seu show em Serrinha, previsto para começar às 4h30. O episódio...