Após ato de Lula, Aneel diz que “cobra” melhorias da Enel sobre apagão

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Em resposta a despacho assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que aprofundou as investigações sobre o serviço de energia prestado pela Enel em São Paulo, a Aneel passou a exigir melhorias da concessionária para a capital e a região metropolitana.

A Aneel já havia aplicado punições à Enel, incluindo a maior multa já registrada no setor, de 165 milhões de reais, em 2023. Em 2024, houve um novo aviso que pode levar à caducidade da concessão se não houver ajustes consistentes.

A agência acompanha de perto o desempenho da empresa durante o novo ciclo chuvoso de 2025 a 2026, com as etapas finais de fiscalização centradas em episódios recentes para decidir se o processo de caducidade seguirá ao Ministério de Minas e Energia.

A Aneel informou que continuará fornecendo informações aos órgãos de controle e manterá fiscalização rigorosa para assegurar a qualidade do serviço, o cumprimento das regras do setor e a proteção dos consumidores.

Os impactos na economia da capital ficaram evidentes com interrupções de energia. Em dezembro de 2025, chuvas fortes com ventos próximos a 100 km/h deixaram cerca de 2,2 milhões de imóveis sem energia no estado, com 25,7% dos clientes afetados na capital e em cidades da Grande SP.

O desligamento foi atribuído à passagem de um ciclone extratropical, que derrubou árvores, postes e danificou a rede. A demora para restabelecer o serviço provocou protestos, críticas de autoridades e ações da Justiça, com muitos consumidores sem energia por mais de 72 horas.

Do ponto de vista econômico, o Instituto de Economia Gastão Vidigal, da ACSP, estima que o comércio da Grande SP pode ter deixado de faturar até 51,7 milhões de reais em um único dia de falta de energia.

Sobre a Enel, a empresa afirmou que cumpre obrigações contratuais e regulatórias e que o Plano de Recuperação apresentado à Aneel em 2024 resultou em avanços consistentes nos indicadores de qualidade do serviço, verificados em fiscalizações recentes.

A concessionária acrescenta que, ao longo de 2025, houve uma trajetória contínua de melhoria, com ações estruturais acompanhadas mensalmente pelo regulador e consideradas permanentes.

A matéria traz imagens que mostram os estragos da ventania em diferentes pontos da cidade, com árvores caídas, veículos atingidos e vias bloqueadas, registradas por moradores e autoridades.

Árvores caem sobre carros no Ibirapuera
Árvores caem sobre carros no Ibirapuera
Avenida Brasil, sentido Parque do Ibirapuera
Árvores caem sobre carros na zona sul de SP
Ventania derrubou árvores em São Paulo
Ventania derrubou árvores em São Paulo
Ventania derrubou árvores em São Paulo
Corpo de Bombeiros recebeu mais de 500 chamados
Ventania derrubou árvores na zona sul de São Paulo
Ventania derrubou árvores em São Paulo
Ventania derrubou árvores em São Paulo

A situação, ainda em avaliação, mantém o foco das atenções em como melhorar a confiabilidade do fornecimento de energia para milhões de moradores. Enquanto o mercado e as autoridades esperam por decisões definitivas, a Aneel reforça o compromisso com a fiscalização e a proteção aos consumidores.

E você, já enfrentou transtornos com quedas de energia ou viu a região ser impactada pelas ventanias recentes? Compartilhe sua experiência nos comentários para enriquecer o debate sobre o tema.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Tiroteio entre CV e TCP atinge ônibus e assusta passageiros no Rio

Tiroteio entre facções criminosas no Rio de Janeiro provocou pânico na noite de Vigário Geral, quando um ônibus foi atingido por disparos. A...

Fachin participa da 1ª reunião de grupo para reforma do Judiciário

STF cria Grupo de Estudos para Modernização do Judiciário com o objetivo de acelerar a justiça e reconquistar a confiança da população O presidente...

“Ninguém quer trabalhar”: desembargador que criticou pensão alimentícia se retrata

O desembargador José Reginaldo Costa Rodrigues Nogueira, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), pediu retratação ao CNJ depois de afirmar que “ninguém...