MP-BA inicia planejamento preventivo para o Carnaval 2026 com reunião de órgãos públicos e privados

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) realizou, na tarde da segunda-feira, dia 12, uma reunião para dar início aos preparativos oficiais do Carnaval 2026. O encontro teve caráter preventivo e reuniu representantes de diversos órgãos públicos e empresas com o objetivo de alinhar ações e antecipar soluções para a festividade.

A iniciativa foi conduzida pelos promotores de Justiça Artur Ferrari e Audo Rodrigues, coordenadores do Plantão do Carnaval 2026 do MP-BA. Segundo Ferrari, o objetivo é aproximar as instituições que atuam no evento. “Nosso objetivo é antecipar problemas e ressaltar a necessidade de atuação conjunta e coordenada entre o MP-BA, Estado, Município e demais atores envolvidos”, afirmou. Ele destacou que a festa é uma rede interligada de diversas instituições e que essa atuação coordenada é vital para que a festa aconteça com segurança e que os direitos de todos os foliões sejam assegurados.

O promotor Audo Rodrigues ressaltou a consolidação do modelo de diálogo adotado nos últimos dois anos. “Nosso papel é colaborar, ouvir e manter um diálogo constante. Esse encontro formal inaugura um período de contato permanente, com canais abertos para tratar exclusivamente das demandas do Carnaval”, disse.

O secretári o estadual de Cultura, Bruno Monteiro, que participou da reunião, afirmou que “quando realizamos um trabalho articulado, que compartilha tarefas e avaliações, temos mais chances de acertar e de corrigir rapidamente eventuais problemas”. Ele também mencionou a prioridade dada pelo Governo do Estado à agenda de direitos no Carnaval, com foco nas condições de trabalho de ambulantes, cordeiros e catadores de materiais recicláveis.

O comandante de Operações da Polícia Militar, coronel Sérgio Simões, informou que a corporação manterá o modelo de policiamento dos anos anteriores, com mais de 50 postos de abordagem e zonas de acesso. “Esse momento de reunir todos os órgãos governamentais e não governamentais é extremamente importante para que o trabalho seja cada vez melhor”, pontuou.

Estiveram presentes no encontro representantes da Secretaria Municipal de Ordem Pública, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, da Polícia Judiciária, da Saltur, da Subsecretaria Municipal de Manutenção da Cidade, da Polícia Civil, das secretarias municipais de Desenvolvimento e Urbanismo e de Ordem Pública, da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, além de integrantes da Transalvador, Neoenergia e Codecon.

O Carnaval 2026 avança com foco na segurança, direitos e organização, pautado pelo diálogo permanente entre o MP-BA, o governo estadual, o município e especialistas para evitar problemas e garantir uma festa para moradores, turistas e foliões. E você, o que acha dessas medidas de cooperação entre as autoridades para o Carnaval? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Sobe para 164 o número de vítimas de terremoto na Venezuela 

Terremotos que atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira geraram uma considerável mobilização de resgate. Na quinta-feira, já se confirmou um saldo de...

Balanço final da Faixa Azul mostra aumento de mortes e acidentes

Nova avaliação da prefeitura de São Paulo sobre a Faixa Azul aponta aumento de mortes e de acidentes em vias onde a faixa...

Seis homens são condenados por envolvimento em esquema de tráfico internacional de drogas no Porto de Salvador 

Resumo: O Ministério Público Federal (MPF) conseguiu a condenação de seis...