Sofia Frank, neta de Manoel Carlos, fez uma emocionante homenagem ao avô, o grande roteirista das novelas brasileiras, que morreu aos 92 anos no último sábado (10/1). A jovem de 24 anos, filha de Maria Carolina, relembra o impacto dele e como ele ajudou a moldar quem ela é.
“Eu ainda não sei o que dizer sobre a morte do vovô Maneco (ou vovô marreco, como eu o chamava quando eu era criança). É impossível falar de forma coesa e coerente tudo o que ele representa para mim. Ele escreveu quem eu sou. O meu mundo inteiro é visto e vivido a partir de uma maneira como ele escreveu”, escreveu ela.
Sofia também relembrou a alegria de conviver com o avô no que ficou marcado pela proximidade com o universo das novelas. Ela contou que Maneco a incentivava, dizendo que ela era fotogênica e que isso ajudava a resolver metade dos problemas da vida. Ele costumava sugerir que ela fosse uma boa Ofélia ou Anita, referências que marcaram a infância da neta.
A jovem revelou ainda uma recordação de adolescência: diante de uma foto com um copo de vodca, o avô enviou um e-mail com o recado “Pense bem nisso”. No corpo da mensagem, ele escreveu: “Sofia, uma menina que se respeite não posa nem com um copo de leite”.
Para Sofia, a saudade é imensa. Ela lembrou dos cafés na Argumento, das tardes na sala com a música clássica da NET ao fundo e da visão dele trabalhando com a porta do escritório aberta, enquanto ela tirava uma soneca no sofá. O Leblon, lugar onde viviam muitas lembranças, parece vazio sem ele.





Ao encerrar, Sofia enfatizou a saudade que ficou de cada detalhe do mundo criado por Manoel Carlos, reconhecido por suas histórias, suas tiradas e o olhar único que marcava o convívio entre as pessoas que ele escrevia.
E você, que lembrança mais marcante carrega das obras de Manoel Carlos ou das histórias que ele deixou? Compartilhe nos comentários a sua memória ou impressão sobre esse legado literário que atravessa gerações.

Facebook Comments