O Conselho de Administração (Consad) do Banco de Brasília (BRB) elegeu Raphael Vianna de Menezes para presidir o órgão, nesta quinta-feira (15/1). O mandato dele vale até abril, quando encerra o ciclo atual do colegiado. O anúncio acontece em meio a mudanças no comando do BRB: Marcelo Talarico deixou o cargo, mas permanece como membro do conselho. Ele havia se recusado a sair após pedido do presidente do BRB, Nelson Antônio de Souza, mas recuou e confirmou a saída nesta quinta-feira. Uma assembleia geral foi convocada para destituí-lo no dia 5 de fevereiro, porém o executivo se antecipou e pediu para deixar o cargo.

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), indicou Edison Garcia para o Consad no lugar de Talarico. A assembleia geral extraordinária para eleição do substituto ficou marcada para 19 de fevereiro, enquanto a assembleia geral ordinária, que definirá os novos gestores, está agendada para 30 de abril.
Quem assume o cargo no BRB chega em um momento de reconfiguração institucional. Nelson Antônio de Souza tornou-se presidente do banco após o afastamento de Paulo Henrique Costa, determinado pela Justiça Federal no âmbito da Operação Compliance Zero, que investiga suposta fraude na venda de carteiras de crédito do Banco Master ao BRB.
Raphael Menezes já integra o Consad. Ele atuou como procurador federal na Advocacia-Geral da União (AGU) e foi delegado da Polícia Federal, fortalecendo o histórico de atuação do grupo em temas legais e de governança.
A mudança na direção do BRB reflete o atual momento de ajustes estratégicos e de fiscalização interna. O que você pensa sobre as ahead linhas de atuação que o BRB tem adotado com essas mudanças no comando? Deixe sua opinião nos comentários e participe da discussão sobre o futuro do banco na cidade.

Facebook Comments