45ª Noite da Beleza Negra: Carol Xavier é eleita Deusa do Ébano 2026

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Carol Xavier foi coroada Deusa do Ebano 2026 na 45ª Noite da Beleza Negra do bloco Ilê Aiyê, realizada na madrugada deste domingo (18), dentro do Carnaval de Salvador. O evento teve o tema Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá.

A noite contou com apresentações de Sued Nunes e Aiace, Tiganá Santana, Sulivã Bispo, a anfitriã Band’Aiyê e o cantor Tonho Matéria, reunindo 15 candidatas introduzidas pelas apresentadoras Val Benevido e Arany Santana.

Foto: Júlia Estrela / Bahia Notícias
Foto: Júlia Estrela / Bahia Notícias

Ao todo, 15 candidatas concorreram pela coroa de maior beleza do Carnaval de Salvador, apresentadas pelas próprias anfitriãs da noite, Val Benevido e Arany Santana. Cada uma teve seu momento de dança e performance diante do público e da banca de jurados.

Caroline Xavier, conhecida como Carol, tem 27 anos, é estudante de Jornalismo e mora em Sussuarana. Ela conquistou o título em sua terceira participação, recebendo o manto da Deusa de 2025, Lorena Bispo.

Foto: Júlia Estrela / Bahia Notícias
Foto: Júlia Estrela / Bahia Notícias

Além da Deusa, foram eleitas as princesas do Ebano: Sarah Moraes, de 28 anos, ficou em segundo lugar, e Stephanie Ingrid, de 24, em terceiro. Ambas levaram o Troféu Sérgio Roberto e os valores de R$ 7.100,00 e R$ 6.600,00, respectivamente.

Aless Teixeira, idealizador dos troféus desde 2013, explicou ao Bahia Notícias que as peças simbolizam e valorizam as danças e estéticas culturais presentes nas apresentações das candidatas.

Morador do Curuzu, Aless ressaltou que conheceu o bloco Afro por meio das histórias de seu pai e afirmou que participar da construção da história do concurso é “uma satisfação” — “não é um trabalho, é algo que eu faria com a maior satisfação, com a maior missão do mundo”.

A banca de jurados foi formada por: Rainha Vânia Oliveira, Macalé dos Santos, Deusa Sueli Conceição, Ministra Margareth Menezes, Vereadora Eliete Paraguacú, Denise Assis dos Santos (Representante BahiaGás) e a Secretária Zara Figueiredo – SECADI/MEC.

A noite contou com a presença dos moradores do Curuzu, colaboradores e diretores do Bloco, além de personalidades como o coreógrafo Zebrinha, o jornalista Ricardo Ishmael e o dramaturgo Elísio Lopes Jr.

Bruno Monteiro, secretário de Cultura do Estado, comentou a importância do momento: “Foi graças ao Ilê Aiyê que as pessoas negras passaram a ter protagonismo no Carnaval da Bahia há 52 anos. A Noite da Beleza Negra é esse momento de exaltação à força, à sociabilidade e à beleza das mulheres negras como rainhas desse festejo popular”.


O que você achou da escolha de Carol Xavier e da homenagem à história afro-indígena de Maricá? Deixe sua opinião nos comentários e conte como você acompanha as ações de valorização da cultura negra neste Carnaval.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Escalada no caso do Banco Master assusta mercado financeiro

O mercado financeiro encerra a semana em estado de alerta com a segunda fase da Operação Compliance Zero, que teve entre os alvos...

Palpite Corinthians x São Paulo – Campeonato Paulista – 18/1/2026

Neste artigo, apresentamos palpites para apostar com sabedoria em Corinthians x São Paulo, pela terceira rodada do Paulistão 2026. O foco é orientar...

Deputado validou frequência de funcionária fantasma, casada com relator do caso Master no TCU

A coluna teve acesso à ficha de frequência da funcionária fantasma que atuou no gabinete do suplente Jhonatan de Jesus, hoje ministro do...