UE convoca reunião de emergência após pressão de Trump por Groenlândia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


A União Europeia convocou uma reunião de emergência para este domingo, 18 de janeiro, após Donald Trump pressionar países a impor tarifas àqueles que não aceitarem a anexação da Groenlândia, território autônomo pertencente ao reino da Dinamarca.

Nos últimos dias, Trump intensificou a pressão sobre a OTAN para obter apoio à anexação da Groenlândia pelos Estados Unidos.

“Posso impor tarifas aos países que não concordarem com a Groenlândia, porque precisamos da Groenlândia para a segurança nacional”, afirmou Trump.

O presidente dos EUA informou, neste sábado (17/1), a aplicação de uma tarifa de 10% a oito países da Europa a partir de 1º de fevereiro, até que haja acordo para a compra da Groenlândia. Os países listados são Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia. Segundo Trump, a tarifa pode subir para 25% em junho.

Neste domingo, às 17h (12h, no horário oficial de Brasília), os embaixadores dos 27 países da União Europeia se reunirão no Chipre, que ocupa a presidência rotativa semestral do bloco.


Entenda a disputa pela Groenlândia

  • A Groenlândia é um território autônomo, porém pertencente ao reino da Dinamarca — política externa e defesa do território são responsabilidade dinamarquesa.
  • A região é estratégica para os EUA pela sua posição no Ártico. Há bases militares norte?americanos na área, e Trump alega que é um território essencial para a defesa dos Estados Unidos.
  • Como parte da região dinamarquesa, a Groenlândia é membro da OTAN, assim como os EUA.

Militares

Na última quarta-feira (14/1), os governos da Alemanha, Suécia e Noruega anunciaram que enviarão militares à Groenlândia, a pedido da Dinamarca.

O primeiro?ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, reiterou que a ilha não está à venda e que “não será governada pelos Estados Unidos”. Ele afirmou ainda que escolheu a Dinamarca em vez dos EUA.

As ameaças de Trump mobilizaram a OTAN internamente. Autoridades britânicas se reuniram com aliados, como Alemanha e França, para discutir uma possível missão de segurança na ilha.

A tensão entre EUA e Europa aumenta, com a Groenlândia no centro das negociações entre Dinamarca, EUA e seus parceiros. Acompanhe os desdobramentos e compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corinthians x São Paulo: saiba onde assistir e prováveis escalações

Clássico Paulistano: Corinthians recebe São Paulo na Neo Química Arena pela terceira rodada do Paulistão Dia de Majestoso no Campeonato Paulista: Corinthians e São...

45ª Noite da Beleza Negra: Carol Xavier é eleita Deusa do Ébano 2026

Carol Xavier foi coroada Deusa do Ebano 2026 na 45ª Noite da Beleza Negra do bloco Ilê...

Escalada no caso do Banco Master assusta mercado financeiro

O mercado financeiro encerra a semana em estado de alerta com a segunda fase da Operação Compliance Zero, que teve entre os alvos...