Trump volta a apoiar opositora de Maduro após ganhar medalha do Nobel

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Trump sinaliza possível envolvimento de Machado na Venezuela após encontro na Casa Branca

Imagem colorida, O presidente Donald Trump se reúne com María Corina Machado, na Casa Branca- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida, O presidente Donald Trump se reúne com María Corina Machado, na Casa Branca – Metrópoles

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pode envolver Maria Corina Machado na nova realidade política da Venezuela, em declarações feitas nesta terça-feira, 20 de janeiro, dias após Machado ter entregue simbolicamente a medalha do Prêmio Nobel da Paz a ele.

“Estamos conversando com ela e talvez possamos envolvê-la de alguma forma”, disse Trump, ao se referir a Machado. “Eu adoraria poder fazer isso.”

Essa mudança de postura surge dias depois de um encontro com Machado em Washington, e após o anúncio de que, depois da captura de Maduro, Trump havia dito que a líder da oposição não tinha o respeito de todo o país para governar a Venezuela.

Na última quinta-feira, 15 de janeiro, os dois almoçaram na Casa Branca. Durante o encontro reservado, Machado, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2025, presenteou Trump com a medalha da premiação. O prêmio tornou-se uma obsessão pública do líder americano, mas o comitê acabou premiando Machado.

Até o momento, o futuro político da Venezuela permanece incerto. Após a queda de Maduro, a vice-presidente Delcy Rodríguez assumiu o comando de forma interina. Mesmo com um discurso voltado para a soberania nacional, a nova mandatária já sinalizou posições positivas aos EUA.

Enquanto isso, Trump tem reiterado que os norte-americanos devem ter um papel central no novo governo da região até uma transição política, além de manter forte presença no setor petrolífero local. Os EUA, porém, ainda não indicaram como funcionará tal administração nem como os cidadãos norte-americanos serão inseridos.

O panorama da Venezuela continua incerto, com a comunidade internacional de olho na evolução do país e no balanço de poder entre Caracas e Washington.

E você, qual é a sua leitura sobre o papel que os EUA podem assumir na Venezuela neste momento? Compartilhe a sua opinião nos comentários abaixo e participe da discussão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

No dia em que foi divulgado novo recorde de feminicídios, Lula diz que quem bate em mulher não precisa votar nele

"Quem bate em mulher, não precisa votar em mim". A frase foi proferida nesta terça-feira (20) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Janaina Paschoal chama Flávio de “filhinho de papai” e defende Tarcísio

Meta description: Vereadora Janaína Paschoal critica Flávio Bolsonaro, chamando-o de "filhinho de papai" após declarações sobre a candidatura de Tarcísio de Freitas; ela...

Militar da FAB desaparece após sair para casa de shows em Porto Seguro

Um militar da Força Aérea Brasileira (FAB) está desaparecido desde a noite do último domingo (18), em Porto Seguro, no sul da Bahia....