Frio em pleno verão surpreende paulistas: o amanhecer foi o mais frio do ano na cidade de São Paulo, com 15,7°C no Mirante de Santana e 15,2°C em Interlagos. O registro de menor temperatura de 2026 foi batido pelo segundo dia consecutivo; na véspera, as mínimas ficaram em 16,5°C no Mirante de Santana e 16,1°C em Interlagos.
A explicação está no avanço de uma frente fria acompanhada por uma massa de ar polar mais forte do que o normal para esta época, aliada ao céu nublado e à chuva, que contribuíram para a queda acentuada de temperatura nas últimas 48 horas.
Apesar da queda, não se trata de um episódio excepcional. Frentes frias são comuns ao longo do ano, e, neste caso, o frio veio com ar polar mais intenso do que o usual; não é um evento extremamente raro, mas não é comum ver máximas tão baixas no verão.
Em relação às chuvas, a Climatempo aponta maior chance de precipitação na sexta-feira (23), com cerca de 5,3 mm. No sábado (24) e no domingo (25), os volumes ficam em torno de 2 mm. A previsão indica que o calor volta gradualmente a partir do fim de semana, com máximas próximas a 30°C na próxima semana.
Temperaturas previstas para os próximos dias: quinta (22/01) mínima 15°C e máxima 22°C; sexta (23/01) mínima 16°C e máxima 24°C; sábado (24/01) mínima 15°C e máxima 27°C; domingo (25/01) mínima 17°C e máxima 28°C.
No geral, o episódio mostra que o Brasil segue sob a influência de frentes frias no verão e de uma massa de ar polar. Embora a queda de temperatura tenha sido mais acentuada, não há indicação de que um novo choque frio se antecipe, e o calor deve retornar no curto prazo.
E você, percebeu esse frio fora do comum? Conte nos comentários como essa oscilação de temperatura impactou o seu dia a dia e se você já reparou algo parecido neste verão.

Facebook Comments