Ataques noturnos de drones russos deixam mortes em Kharkiv e Kiev; negociações de paz avançam em Abu Dhabi

Ataques noturnos russos com drones dirigidos contra a Ucrânia deixaram pelo menos um morto e 15 feridos, em Kharkiv e na capital Kiev, segundo as autoridades locais. A ofensiva ocorre em meio às negociações de paz com Washington, em Abu Dhabi.
Pela primeira vez, foi anunciado um formato trilateral entre Rússia, Ucrânia e Estados Unidos para discutir as condições de fim da guerra, iniciando as conversas nas Emiradas Árabes. O objetivo é avançar nas tratativas que já duram há quatro anos.
Segundo o presidente ucraniano Volodimir Zelenski, a questão do território permanece o principal obstáculo nos diálogos, que devem seguir neste sábado no mesmo local de deliberações.
Durante a noite, todo o território ucraniano ficou em alerta para possíveis ataques aéreos, e as autoridades de Kiev destacaram a ameaça de drones e mísseis balísticos. O prefeito Vitali Klitschko descreveu o cenário como “um ataque inimigo maciço” e informou que varios edifícios não residenciais, incluindo escritórios e depósitos, foram atingidos.
Este texto resume os principais desdobramentos para você entender o momento, sem prometer soluções imediatas, já que o desfecho depende das negociações em Abu Dhabi. Compartilhe nos comentários suas impressões sobre a escalada e as buscas por paz entre as partes.

Facebook Comments