Mais de 11 mil voos já foram cancelados nos Estados Unidos em meio a uma tempestade de inverno que começou a causar estragos em grande parte do país, interrompendo serviços e ameaçando o fornecimento de energia.
Cerca de 140 milhões de pessoas — mais de 40% da população — estão sob alerta de tempestade de inverno, em uma faixa que vai do Novo México à Nova Inglaterra. O Serviço Nacional de Meteorologia prevê nevascas generalizadas e uma tempestade de gelo que afetará o leste, desde o Texas até a Carolina do Norte.
No Aeroporto Internacional Will Rogers, em Oklahoma City, todos os voos deste sábado foram cancelados e a maioria das operações de domingo já está suspensa, com a expectativa de retomada na tarde de amanhã no maior aeroporto da região.
Meteorologistas alertam para danos que podem se equiparar aos causados por um furacão, com temperaturas perigosas e sensações térmicas muito baixas que devem permanecer até segunda-feira. Em algumas áreas, a sensação pode chegar a temperaturas tão baixas quanto -24 graus Celsius.
As interrupções de energia também são expressivas: mais de 95 mil quedas de luz foram registradas pela manhã, com dezenas de milhares de relatos no Texas e na Virgínia. Governadores de pelo menos 12 estados decretaram emergências ou recomendaram que moradores fiquem em casa.
Às 10h (horário do leste), mais de 3.800 voos tinham sido cancelados, segundo o site FlightAware, e quase 7 mil voos programados para domingo enfrentavam o mesmo destino.
Depois de atravessar o Sul, a tempestade deve avançar para o nordeste, trazendo cerca de 30 centímetros de neve entre Washington, D.C., Nova York e Boston, conforme o NWS. Em alguns lugares do norte de Nova York, as temperaturas chegaram a -34°C nos últimos dias.
Os especialistas destacam que a combinação de queda acentuada de temperatura, gelo nas áreas afetadas e ventos frios pode trazer impactos significativos para a infraestrutura e para a vida cotidiana.
E você, já passou por tempestades parecidas? Como tem lidado com os transtornos gerados por esse forte tempo? Compartilhe suas experiências, dúvidas ou dicas nos comentários abaixo.

Facebook Comments