
Nova Viçosa — Em operação conjunta entre a Polícia Civil da Bahia e a Polícia do Espírito Santo, foi preso Tiago de Jesus Santos, 35 anos, conhecido como “Carioca”, integrante de alta periculosidade da facção Comando Vermelho (CV). A ação cumpriu dois mandados de prisão preventiva e dois temporários, todos por homicídio qualificado, além de crimes relacionados ao tráfico de drogas e à participação em organização criminosa.
A prisão marcou a primeira fase da operação Entre Fronteiras, realizada com apoio da DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa) e da DIPP (Divisão de Inteligência da Polícia Penal), ambas de São Mateus/ES. O alvo era monitorado pela polícia baiana e a troca de informações em tempo real permitiu o cerco que resultou na captura.
O alvo é apontado como executor em expansão territorial. Tiago “Carioca” é investigado por integrar o braço local do CV, denominado “Tudo Dois”, e é acusado de ser o executor de quatro homicídios em Nova Viçosa/BA, entre dezembro de 2024 e abril de 2025. As vítimas foram: Yan Taler Tolentino (morto em 09/12/2024); Alan da Silva Dias (morto em 21/02/2025); Vinícius Gonçalves das Neves (morto em 02/04/2025); Cauã Costa Santos Marcieira (morto em 22/04/2025).
Segundo as investigações, o grupo atuava nos municípios baianos de Nova Viçosa, Mucuri, Alcobaça e Teixeira de Freitas, com planos de levar a atuação para o norte do Espírito Santo — incluindo São Mateus, Pedro Canário, Sooretama e Linhares — para ampliar o controle do tráfico de drogas na região.
A prisão, efetuada sem resistência em São Mateus/ES, onde ele estava oculto há cerca de um ano, confirmou a condição de integrante do Comando Vermelho e a atuação sob ordens de um indivíduo conhecido como “Foguinho”. Não havia material ilícito apreendido no momento da abordagem.
Tiago “Carioca” foi encaminhado à 18ª Delegacia Regional de São Mateus/ES, sendo apresentado à Justiça. As autoridades baianas foram notificadas e as investigações devem continuar para identificar outros envolvidos e desarticular a célula criminosa na fronteira entre a Bahia e o Espírito Santo.
Deixe sua opinião nos comentários sobre a atuação de facções criminosas na região e os impactos dessa operação. Sua leitura e participação ajudam a entender o cenário de segurança pública na fronteira entre a Bahia e o Espírito Santo.

Facebook Comments