Itamaraty abre concurso com 60 vagas para diplomatas

Cebraspe foi oficialmente contratado para organizar o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata 2026, conforme publicação no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) nesta segunda-feira, 26/1. Junto com a contratação, foram divulgados o Termo de Referência e o Estudo Técnico Preliminar do certame.

O concurso oferecerá 60 vagas para o cargo de Terceiro-Secretário, a classe inicial da Carreira de Diplomata do Serviço Exterior Brasileiro. Dessas vagas, 30% serão reservadas a candidatos negros, indígenas e quilombolas, de acordo com a Lei nº 15.142/2025, e 5% serão destinadas a pessoas com deficiência.

Leia a reportagem completa no Direção Concursos, parceiro do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos abaixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligada para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.com

Distrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

O Cebraspe foi oficialmente contratado para organizar o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata 2026, conforme publicação no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) nesta segunda-feira, 26/1. Junto com a contratação, foram divulgados o Termo de Referência e o Estudo Técnico Preliminar do certame.

O concurso oferecerá 60 vagas para o cargo de Terceiro-Secretário, a classe inicial da Carreira de Diplomata do Serviço Exterior Brasileiro. Dessas vagas, 30% serão reservadas a candidatos negros, indígenas e quilombolas, conforme a Lei nº 15.142/2025, e 5% serão destinadas a pessoas com deficiência.

Leia a reportagem completa no Direção Concursos, parceiro do Metrópoles.

Esta divulgação consolida as etapas de habilitação para o certame, com base no Termo de Referência e no Estudo Técnico Preliminar, que embasam as regras, requisitos e cronograma do concurso.

Assim que houver mais detalhes oficiais, apresentaremos as atualizações. Gostou das informações? Deixe seu comentário ou opinião sobre as cotas e a formação de diplomatas no Brasil.

Facebook Comments

ARTIGOS RELACIONADOS