Operação Apito Final no extremo sul da Bahia cumpre mandados contra organização criminosa investigada por tráfico de drogas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), em atuação conjunta com a Polícia Federal, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-BA) e a Polícia Militar, deflagrou nesta terça-feira (27) a Operação Apito Final. A ação tem como objetivo apurar a participação de um grupo suspeito de integrar uma organização criminosa na Bahia.

Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em endereços localizados nos municípios de Eunápolis, Ubaitaba e Porto Seguro, incluindo os distritos de Arraial D’Ajuda e Trancoso, no extremo sul do estado.

Os alvos, conforme o MP, são investigados pela suposta integração a uma organização criminosa, com atuação voltada ao tráfico de drogas. Durante a deflagração, foram apreendidos documentos e dispositivos eletrônicos considerados fundamentais para o aprofundamento das investigações e para a completa elucidação dos fatos, bem como a responsabilização dos envolvidos.

Segundo o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas), as apurações indicam a existência de um grupo com divisão de tarefas. A principal atividade seria o tráfico de drogas, envolvendo desde a coordenação das ações ilícitas e a movimentação de recursos até a logística operacional, além do uso de meios para dificultar a identificação dos integrantes, como comunicações clandestinas e o emprego de terceiros.

O Gaeco também aponta indícios de cooptação de agentes públicos, com possível fornecimento de informações privilegiadas, além de interferências indevidas em estruturas institucionais para favorecer os interesses do grupo criminoso. As investigações continuam, com diligências adicionais previstas conforme o andamento.

A operação evidencia o empenho das forças de segurança em coibir o crime organizado no extremo sul da Bahia. Fique ligado para novas informações sobre o desdobramento do caso. Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Suspeita de matar animal doméstico é presa pela PM na Região Metropolitana de Salvador

Guarnições da Companhia Independente de Polícia Ambiental (Coppa) prenderam, nesta segunda-feira (26), uma suspeita de matar um animal doméstico na Rua Alfredo Magalhães,...

PM que matou cachorro durante discussão com vizinha na Bahia vai a júri popular

Meta descrição: Justiça determina levar à júri popular um policial militar de Teixeira de Freitas por tentativa de homicídio contra a tutora de...

Mecânico desaparece após suposta proposta de serviço; família suspeita de emboscada em Camaçari

Matheus Balbino Rodrigues dos Santos, 29 anos, está desaparecido desde a tarde do último sábado, 24, na região metropolitana de Salvador. A família...