Protestos no Irã já deixaram mais de 6 mil mortos, diz agência

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um novo balanço divulgado pela Agência de Notícias de Ativistas de Direitos Humanos eleva para 6.126 o número de mortos decorrentes dos protestos contra o governo iraniano, conforme relatório divulgado nesta terça-feira (27). O levantamento detalha a composição das fatalidades e a dimensão das prisões na atual crise.

Segundo a organização, entre as vítimas estão 5.777 manifestantes, 214 membros das forças governamentais, 86 crianças e 49 civis que não participavam dos protestos. O grupo aponta ainda mais de 41,8 mil prisões relacionadas aos acontecimentos.

O governo iraniano contesta o balanço, afirmando que, entre as 3.117 mortes registradas até agora, 2.427 eram civis ou integrantes das forças de segurança; o restante seriam considerados “terroristas”.

Na esfera internacional, um porta-aviões e um grupo de ataque dos EUA chegaram à região na segunda-feira (26) para possível resposta americana à repressão aos protestos, aumentando a tensão na região.

O momento é crítico para o Irã, com impactos humanitários, políticos e diplomáticos, que extrapolam a região. Países e organizações ao redor do mundo acompanham as próximas medidas com atenção. E você, como vê a escalada dos protestos e as respostas internacionais? Deixe seu comentário abaixo; sua opinião importa.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Virús letal que inspirou filme ‘Contágio’ tem novo surto na Índia

Nipah vírus (NiV) confirma novo surto na Índia: cinco casos foram registrados, segundo comunicado do governo da Tailândia, colocando autoridades em alerta e...

Grande tempestade de inverno deixa ao menos 11 mortos nos EUA

Uma gigantesca tempestade de inverno atingiu grande parte dos Estados Unidos pelo terceiro dia consecutivo, trazendo temperaturas polares que devem permanecer por dias....

Deputados franceses aprovam proibição das redes sociais para menores de 15 anos

Deputados franceses aprovam proibição de redes sociais para menores de 15 anos Na madrugada de 27 de janeiro de 2026, os deputados franceses aprovaram...