Matheus Silveira, brasileiro detido por agentes de imigração dos EUA durante a entrevista para visto em San Diego, permanece sem contato com a família desde segunda-feira. A Hannah Silveira, veterana do exército americano e esposa dele, afirma que o ICE não consegue localizar o marido após a suposta transferência entre centros de detenção.
Segundo Hannah, o marido tinha permissão para deixar os EUA voluntariamente e retornar ao Brasil, conforme decisão de um juiz, para recomeçar a vida no país. Ela também disse que, ao consultar o aplicativo de comunicação com detentos, o nome dele não consta mais no sistema. Ao procurar o Centro de Detenção de Otay Mesa, ouviu que os funcionários “não sabem onde ele está”.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que, por meio do Consulado-Geral em Los Angeles e do Consulado Honorário em San Diego, está prestando assistência ao brasileiro e aos familiares.
A detenção ocorreu em 24 de novembro de 2025, durante a entrevista final para obtenção do green card, em um escritório do USCIS, em San Diego. A esposa afirma que quatro agentes do ICE prenderam Matheus, citando a existência de um mandado relacionado à permanência dele no país após o vencimento do visto durante a pandemia de COVID-19.
Em entrevista ao Newsweek, Hannah relatou detalhes do episódio, incluindo a observação de que havia pessoas no corredor aguardando o casal. O ICE não confirmou a localização atual de Matheus até o momento, e a Jovem Pan informou ter procurado o órgão sem obter resposta definitiva para este caso.
A narrativa mostra um drama envolvendo o processo migratório já modelado como próximo da conclusão, com a prisão ocorrida na etapa final. O caso segue sob apuração, com o consulado brasileiro mantendo o suporte às famílias e novas informações sendo divulgadas conforme surgem.
Gostou da apuração? Deixe seu comentário com a sua leitura sobre o caso, dúvidas ou opiniões para discutirmos nos próximos desdobramentos.

Facebook Comments