A forte chuva que atingiu a região metropolitana de São Paulo na tarde desta quarta-feira, 28 de janeiro, deixou alagamentos e pessoas ilhadas. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registrados 54 chamados relacionados a enchentes em Suzano, Mogi das Cruzes, Poá, Itaquaquecetuba e Guarulhos, além da zona leste da capital.
Em Suzano, o volume de chuva nas três horas acumulou o equivalente ao esperado para sete dias, cerca de 63 milímetros. Uma família de cinco pessoas foi resgatada pela Polícia Militar na Avenida Mario Covas após uma enxurrada arrastar o veículo da família. Os moradores ficaram ilhados, mas não há registro de feridos.
Ainda em Suzano, na Rua Cassia Francisco, bairro Jardim São Luiz, uma pessoa foi arrastada por uma enxurrada enquanto retirava objetos de um carro. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros realizaram buscas, e a vítima foi retirada da água sem necessidade de atendimento médico.
Mogi das Cruzes foi fortemente atingida, com 95 milímetros de chuva em apenas três horas. O município registrou cerca de 16 pontos de alagamento, a queda de um cômodo de uma residência e o derrube de árvores em vias públicas. Às 15h10, a Defesa Civil emitiu um alerta severo para a cidade. Ainda não havia registro de vítimas na localidade até a atualização deste texto.
Na capital paulista, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) colocou as Zonas Sudeste, Sul e Leste em estado de atenção para alagamentos, com alerta encerrado antes das 17h. Também houve aviso de transbordamento para Itaim Paulista e São Miguel Paulista devido aos córregos Três Pontes e Água Vermelha, respectivamente, na zona leste.
Os alagamentos chegaram a interromper a circulação da CPTM, na Linha 12-Safira, entre Jardim Romano e Engenheiro Manoel Feio, na região da Zona Leste e Itaquaquecetuba. Por volta das 19h, as operações já tinham sido normalizadas segundo o site da companhia.
Até a conclusão desta matéria, não havia confirmação de vítimas na capital nem nas cidades da região. O balanço reforça a necessidade de atenção de moradores locais durante eventos de chuva intensa e o monitoramento contínuo das defesas civis.
E você, enfrentou alagamentos ou transtornos causados por essa chuva? Compartilhe nos comentários como foi a experiência na sua cidade e se houve impactos semelhantes perto de você.

Facebook Comments