No Dia Nacional da Visibilidade Trans, nesta quinta-feira (29), a ação do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, o CPDD LGBT, oferece acolhimento e retificação de nome para pessoas trans em Salvador, em parceria com o Metrô Bahia, na estação da Lapa.
A iniciativa contará com equipes preparadas para oferecer orientações, escuta qualificada e encaminhamentos, com destaque para o serviço de retificação de nome e gênero, que será realizado de forma rápida e gratuita para quem desejar acessar esse direito.
Para além da retificação, qualquer pessoa trans poderá participar da atividade, mesmo sem todos os documentos, para acessar os serviços disponíveis. Documentos necessários para atendimento de retificação de nome e gênero:
- Certidão de nascimento atualizada;
- Certidão de casamento (para pessoas casadas);
- RG (com no máximo 10 anos de emissão);
- CPF;
- Título de eleitor;
- Comprovante de residência;
- Reservista.
É importante que a certidão de nascimento esteja atualizada, com no máximo 90 dias da data de emissão. A segunda via pode ser solicitada gratuitamente em cartório.
Para as demais pessoas interessadas em acolhimento e orientação, basta comparecer com um documento de identificação, caso possua, e aproveitar os serviços oferecidos durante a ação.
CENTRO DE ACOLHIMENTO
O CPDD LGBT, criado em 2018, abrange um conjunto de ações intersetoriais voltadas para a garantia dos direitos humanos da população LGBTQIA+. Funciona no Casarão da Diversidade, na Rua do Tijolo, 8, Pelourinho, no Centro de Salvador.
O equipamento, vinculado à Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da SJDH, tornou-se referência na Bahia como espaço de acolhimento, promoção de direitos e recebimento de denúncias, bem como de acolhimento de vítimas de violências LGBTfóbicas.
O CPDD dispõe de atendimento especializado multidisciplinar com advogado e assistente social, com o objetivo de preservar e reparar direitos.
Confira os serviços: Atendimento Jurídico e Assistente Social
Contato: 71 99931-0329
Email: [email protegido]
Horário de atendimento: das 08h00 às 17h00
Endereço: Rua do Tijolo, número 8, Pelourinho
E você, o que acha dessa iniciativa de acolhimento e orientação para a comunidade trans em Salvador? Deixe seu comentário e compartilhe suas opiniões abaixo.

Facebook Comments