Um piloto da Latam, Sergio Antonio Lopes, de 60 anos, foi preso na manhã desta segunda-feira (9/2) ainda dentro de uma aeronave no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A prisão ocorre no âmbito da Operaç?o Apertem os Cintos, da Polícia Civil, voltada ao combate à pedofilia, e Lopes é apontado como integrante de uma rede criminosa estruturada voltada à exploração sexual de crianças e adolescentes. O voo LA3900, com destino ao Rio de Janeiro, continuou normalmente após a prisão.
A investigação aponta uma rede criminosa voltada à exploração sexual de crianças e adolescentes, com suspeitas de abuso e participação de diversas pessoas. Além de Lopes, a ação cumpriu oito mandados de busca e apreensão contra quatro investigados em São Paulo e Guararema, na região metropolitana. Uma mulher de 55 anos também foi presa sob a acusação de ter “vendido” as netas para os abusos.
Entre as vítimas já identificadas, há três crianças, com idades de 11, 12 e 15 anos na época dos fatos, submetidas a situações de extrema gravidade de abuso e exploração sexual. A prisão ocorreu durante o embarque do voo LA3900, que partiu de Congonhas com destino ao Rio de Janeiro, antes de seguir para Santos Dumont.
A operação envolve ainda acusações de estupro de vulnerável, estupro, favorecimento à prostituição e armazenamento e compartilhamento de material de pornografia infantojuvenil, além de perseguição reiterada. A Polícia Civil destaca o contexto grave e o abuso de vulnerabilidade das vítimas.
Em resposta, a Latam informou ter aberto apuração interna e que está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações. A empresa reforçou que repudia qualquer ação criminosa e que mantém padrões elevados de segurança e conduta.
Entenda o caso em síntese:
– O piloto de 60 anos foi preso temporariamente no início da manhã, dentro de uma aeronave no Aeroporto de Congonhas, durante o embarque do voo LA3900 (São Paulo/Congonhas – Rio de Janeiro/Santos Dumont).
– Lopes é acusado de integrar uma rede criminosa estruturada voltada à exploração sexual de crianças e adolescentes.
– A operação, da 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia, cumpriu oito mandados de busca e apreensão contra quatro investigados em São Paulo e Guararema.
– Também houve a prisão de uma jovem de 55 anos, suspeita de ter “vendido” as netas para os abusos, com idades de 10, 12 e 14 anos.
O voo que deveria ser operado por Lopes seguiu seu trajeto normalmente, com decolagem e pouso dentro do horário previsto. A investigação continua para esclarecer a participação de outros envolvidos e confirmar novas vítimas.
A gravidade do caso mobiliza as autoridades, que destacam a importância de redes de proteção para menores. Deixe sua opinião nos comentários sobre as medidas de combate a esse tipo de crime e como você acha que a sociedade pode colaborar para prevenir abusos contra crianças e adolescentes.





Facebook Comments