MPF instaura Inquérito para investigar aterro sanitário em Terra Indígena em Porto Seguro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Meta descrição: MPF investiga possíveis danos ambientais e violações de direitos relacionados à implantação de um aterro sanitário na Terra Indígena Pataxó Barra Velha, em Porto Seguro, Bahia. A apuração foi formalizada via Inquérito Civil Público, abrindo investigação sobre o caso.

O Ministério Público Federal (MPF) vai apurar possíveis danos ambientais e violações de direitos decorrentes da implantação de um aterro sanitário na Terra Indígena Pataxó Barra Velha, em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. Por meio de uma Portaria, publicada nesta terça-feira (10), o Procurador da República Fernando Zelada converteu uma notícia de fato em Inquérito Civil Público, iniciando a investigação.

Segundo o MPF, o objeto da apuração é a instalação do aterro no interior do território indígena, especificamente às margens da estrada principal, nas proximidades da aldeia Porto do Boi.

Com a formalização do inquérito, todos os documentos relacionados ao caso foram autuados e vinculados à 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, órgão responsável pelas questões envolvendo populações indígenas e moradores tradicionais. O procurador determinou, como primeira medida administrativa, a publicação oficial da portaria e nomeou a servidora Scheyla Carine de Mendonça Oliveira para atuar como secretária do procedimento.

Como diligência inicial, o Procurador Fernando Zelada ordenou a reiterar o ofício nº 442/2025, dirigido ao Ibama para obter informações técnicas e administrativas do órgão ambiental federal sobre a licença, a localização e os impactos do empreendimento.

Essa atuação do MPF evidencia o cuidado com a proteção de povos tradicionais e do meio ambiente, acompanhando os desdobramentos do caso para assegurar bases técnicas e legais para qualquer decisão futura.

E você, o que pensa sobre essa ação do MPF para garantir a proteção dos povos tradicionais e do meio ambiente? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após fraude reconhecida, TRE-BA reconta votos e proclama novos vereadores em Lauro de Freitas

Meta descrição: TRE-BA homologa a retotalização das Eleições Municipais de Lauro de Freitas em 2024, cassação de diplomas e eleição de novos vereadores,...

Cachorro morre e outro fica em estado grave após serem baleados em zona rural de Serrinha

Um cão morreu e outro ficou ferido após serem alvos de disparos com espingarda em Serrinha, na região sisaleira. O caso foi descoberto...

Chefe de tráfico em Xique-Xique é preso em São Paulo

Um jovem de 20 anos, apontado como líder de uma organização criminosa atuante em Xique-Xique, no Centro-Norte da Bahia, foi preso nesta terça-feira...